Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Primavera Árabe será abordada por ativistas no 5º Congresso da Cidade

Além de aprofundar a discussão referentes aos projetos e ações criativas para Copa do Mundo 2014 e 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos, o evento de consagração das atividades do 5º Congresso da Cidade, que será realizado a partir das 9h, da próxima sexta feira, 9, e no sábado, 10, em 16 palcos simultâneos no Centro de Eventos da PUC - prédio 40 abordará um tema internacional.

Ativistas e pesquisadores ligados aos movimentos originados nas redes sociais no mundo árabe, Leila Nachawati e Ahmed Shihab debaterão o tema Primavera Árabe. As reflexões ocorrerão na Mesa Redonda 1, denominada Democracia, Revolução e Redes Sociais, às 10h, no palco principal.  A mesa será mediada por Fátima Ahmed Ali Sawalla e também contará com as participações do  Professor da Universidade Federal da Bahia, Wilson Gomes, do  Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal Luciano Fedozzi e do  economista e Secretário de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, Cezar Busatto.

Durante o painel os participantes e convidados abordarão os protestos no mundo árabe, ocorridos em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde 18 de dezembro de 2010. O movimento gerou revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iémen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental.

Os protestos compartilharam técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet.

A chamada revolução democrática árabe é considerada a primeira grande onda de protestos laicistas e democráticos do mundo árabe no século XXI.  A participação no evento é gratuita e aberta para toda a comunidade. Mais informações pelo telefone:  (51) 3289 660.

Nenhum comentário:

Postar um comentário