Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Comitês de 84 bairros preparam o 5º Congresso da Cidade

Com mais de 6 mil participantes somando as etapas bairros, eixos temáticos das universidades, Encontros Moderados de Governança das regiões do Orçamento Participativo e das oito regiões de planejamento, o 5º Congresso da Cidade entra na próxima sexta feira, 9, e sábado, 10, na fase de apresentação dos projetos e ações criativas para Capital.

Os Encontros Moderados de Governança Local, realizados em cada um dos territórios, utilizaram como ferramenta a Bússola do Desenvolvimento Local, representação gráfica da combinação ponderada de vários indicadores de desenvolvimento: Humano, Cidadania, Urbano-Ambiental e Econômico. A Bússola do Desenvolvimento Local utiliza, na sua composição, indicadores apoiados em bases de dados primários e secundários, com periodicidade de apuração anual e georreferenciados por bairros, e também mescla indicadores de percepção das lideranças locais.

A mobilização das dimensões territoriais ocorreu através das reuniões com as lideranças locais para pensar a Porto Alegre desejada a partir de 2014, aproveitando os esforços da preparação para a Copa do Mundo na articulação de um projeto solidário de desenvolvimento da cidade. Os milhares de participantes e atores sociais também projetaram seus olhares para o ano de 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos.
Os painelistas de diversas universidades do país e convidados internacionais confirmaram presença para debater temas de interesse de Porto Alegre e do mundo. A estrutura do evento será contemplada com um moderno palco, onde será possível a realização de debates simultâneos, com o objetivo de cumprir a agenda de apresentação dos projetos e ações criativas da cidade.

Para consagrar os motes e metas estabelecidos nos 84 bairros da cidade, os comitês mobilização do 5º Congresso da Cidade já estão mobilizados para o grande encontro de celebração, que acontecerá nos dias, 9 e 10, a partir das 9h, no Centro de Eventos da PUC - prédio 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário