Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Começa o julgamento dos finalistas no desafio Campus Party

“Com a parceria da Campus Party, convidamos o mundo a contribuir para as melhorias na vida do cidadão de Porto Alegre”. Foi assim que o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto saudou os jurados do desafio “Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?”. O julgamento dos trabalhos selecionados em cinco categorias começou na manhã desta  terça-feira, 29, no auditório da Procempa. Os resultados serão conhecidos dia 6 de dezembro. (fotos) (vídeo)
Lançado em 26 de outubro pela prefeitura, em parceria com a Futura Networks (empresa que organiza a Campus Party), o desafio propôs aplicações, tecnologias, metodologias e ideias inovadoras em cinco diferentes áreas: educação, saúde, trabalho e emprego, mobilidade urbana e desenvolvimento tecnológico.
Num total de 395 inscritos, foram recebidos 145 projetos de 12 países, incluindo o Brasil. Desse número, 35  foram selecionados. O foco da promoção era fazer com que os participantes pensassem e produzissem conceitualmente uma aplicação tecnológica (APPs, Web, Software, entre outros), metodologia, ou qualquer ideia inovadora dentro de diferentes áreas científicas (robótica, hardware etc.) dirigidas individualmente às cinco categorias.  (veja os projetos selecionados nas cinco categorias)
De acordo com Mário Teza, diretor, da Campus Party, Porto Alegre é a segunda capital no mundo a lançar um desafio dessa natureza. A primeira foi Nova York. “A diferença é que Nova York lançou o desafio interno, só na cidade. Porto Alegre foi além e desafiou o mundo a propor projetos para as melhorias de seus cidadãos”, disse.
Premiação  - Cada uma das cinco categorias terá um vencedor que receberá um Mac Book para cada projeto ganhador. Desses cinco sairá o ganhador geral, que receberá R$ 15 mil. Todos receberão a notícia no dia 6 de dezembro, através de videoconferência, e serão convidados a apresentar seus projetos no Encontro Final do 5º Congresso da Cidade de Porto Alegre, que acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro no Centro de Eventos da PUCRS. A participação no evento é obrigatória para, pelo menos, um representante de cada projeto (no caso da pessoa residir fora do Brasil).
Segundo o secretário de Governança, a ideia é que no encontro final sejam lançados oito novos desafios, oriundos dos fóruns de planejamento da Capital. “São desafios desenvolvidos pela metodologia do 5º Congresso”, afirma Busatto. O diretor presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, fez a abertura do evento, no qual participou também o coordenador-geral do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), Newton Braga Rosa, e o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário