Os voluntários já realizaram a oficina de reconhecimento chamada Cabra Cega, na qual os participantes circulam pelos diversos ambientes da comunidade com os olhos vendados. A ideia é de despertar o olhar apreciativo dos voluntários junto à comunidade, plantas, carros, objetos, árvores, cachorros, gatos. As caminhadas por ruas e becos visam a estimular a percepção quanto aos costumes dos moradores, cultura local predominante, formas de comunicação e tecnologia.
Serão quatro finais de semana de atuação na Vila dos Pescadores, com uma metodologia livre para despertar o espírito criativo e colaborativo da comunidade. A proposta é revitalizar os ambientes de acordo com o perfil da comunidade, proporcionando estímulos para que as ruas sejam revitalizadas pela própria comunidade, com apoio dos cuidadores e atores sociais da localidade. As atividades dos voluntários são acompanhadas pelo coordenador do Centro Administrativo Regional Centro Sul, delegados do Orçamento Participativo, lideranças da Vila dos Pescadores e cuidadores do bairro.
Apoio - Os encontros acontecem nas quintas às 20h, na academia Companhia Athletica e nos sábados às 9h, na comunidade. O projeto do Oasis Vila dos Pescadores - POA iniciou a partir de uma iniciativa da academia Companhia Athletica, e hoje conta com o apoio de voluntários que fizeram parte do Oasis Vila Bom Jesus que aconteceu em maio, amigos e voluntários de outras cidades e da própria comunidade.
O Projeto Oasis não é um projeto fechado e conta com a participação de qualquer pessoa que esteja disposta a fazer amigos, se divertir e realizar sonhos. Os voluntários podem participar de qualquer etapa, mesmo que o projeto já tenha começado. É possível obter mais informações sobre o projeto no grupo Oasis Vila dos Pescadores - POA (http://www.facebook.com/#!/groups/oasisviladospescadores/) que foi criado no Facebook ou então pelo email matferrareze@hotmail.com (Matheus Ferrareze).
A metodologia do Oasis foi desenvolvida pelo Instituto Elos e é baseada em 7 disciplinas - O Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Milagre, a Celebração, a Re-evolução; As sete disciplinas constroem o caminho para a realização do sonho de um grupo de pessoas, impulsionado pela consciência de que tudo o que precisa para ser transformado está ao seu alcance, aqui e agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário