Definida a data da 2ª Feira de Descarte Tecnológico, na Capital. O evento será realizado dia 10 de setembro, na Usina do Gasômetro, em uma promoção da Prefeitura, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (INOVAPOA) e DMLU, em ação conjunta com o Sistema Fecomércio-RS. A campanha pretende conscientizar a sociedade sobre a importância da gestão do Ciclo Sustentável do Resíduo Tecnológico.
Depois do grande sucesso da primeira edição, realizada pela prefeitura em dezembro do ano passado, arrecadando mais de 14 toneladas de equipamentos de informática, agora os porto-alegrenses terão mais uma oportunidade de dar o destino correto ao lixo eletrônico e assim garantir a preservação ambiental.
A parceria com o Sistema Fecomércio surgiu da iniciativa do Governo Municipal em buscar agregar valores de conscientização e responsabilidade sócio-ambiental no município, unindo esforços para promover a capacitação dos diversos segmentos envolvidos no ciclo econômico do resíduo tecnológico. Segundo o Coordenador-geral do Inovapoa, Newton Braga Rosa, torna-se necessário haver uma abordagem correta para o descarte adequado do lixo eletrônico, a fim de gerar mais qualidade de vida, emprego e renda à população. "Precisamos de empresas fortes que gerem renda e emprego a partir do resíduo eletrônico".
Os equipamentos arrecadados no dia da Feira em Porto Alegre serão recolhidos e encaminhados pelo DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana às empresas de reciclagem (IZN Recicle Brazil e Trade Recycle) que farão a triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes.
Além da Capital Gaúcha, a Fecomércio-RS vai ampliar a Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletrônicos e Telefonia Pós-Consumo também para todo estado do Rio Grande do Sul. Os postos de coleta de equipamentos estarão espalhados por diversos municípios que aderiram ao programa e terão uma agenda própria para a arrecadação. A atividade inicia nesta quinta-feira, 4, e segue até o dia 30 de setembro.
A meta da Campanha no estado é atingir uma arrecadação de 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias. (áudio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário