Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

5º Congresso: Jardim Botânico e Petrópolis projetam territórios

O Encontro Moderado do 5º Congresso da Cidade será realizado na noite de hoje, 1º setembro, nos bairros Jardim Botânico e Petrópolis. Os moradores, lideranças comunitárias, comerciantes, dirigentes de ONGs e atores sociais dos dois territórios estarão reunidos a partir das 19h, no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEPP) localizado, na avenida Bagé, 368.

Os participantes receberão orientação sobre os Encontros Moderados de Governança, quando cada território terá a sua Bússola do Desenvolvimento Local, representação gráfica da combinação ponderada de vários indicadores de desenvolvimento: Humano, Cidadania, Urbano-Ambiental e Econômico.


A Bússola do Desenvolvimento Local utilizará, na sua composição, indicadores apoiados em bases de dados primários e secundários, com periodicidade de apuração anual e georreferenciados por bairros, e também mesclará indicadores de percepção das lideranças locais. Permitirá uma melhor compreensão da situação atual de cada território, favorecendo sua articulação interna, e funcionará como um indicador de gestão continuada medindo os impactos dos projetos executados na condição do desenvolvimento local.

As ações de desenvolvimento a serem discutidas por entidades e lideranças dos bairros nas reuniões do 5º Congresso da Cidade visam a preparar e projetar os territórios para a Copa de 2014 e para  2022, quando Porto Alegre completa 250 anos.

As decisões dos bairros serão levadas para outros encontros nas regiões de planejamento e Orçamento Participativo e farão parte da rodada final do congresso, em dezembro, quando serão discutidas as definições dos 82 bairros. Todos os cidadãos podem participar das reuniões. Informações pelo fone 3289-6660.

Jardim Botânico
O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 16/Centro e tem 11.494 habitantes, representando 0,84% da população do município. Com área de 2,03 km², representa 0,43% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 5.662,07habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 1,6% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 12,6 salários mínimos.

Petrópolis
O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 16/Centro e tem 34.593 habitantes, representando 2,54% da população do município. Com área de 3,39 km², representa 0,71% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 10.204,42 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 0,6% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 20,3 salários mínimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário