Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lideranças da Vila Jardim definem Motes e Metas para o futuro

Um total de 33 lideranças e moradores do Bairro Vila Jardim estiveram reunidos na noite do dia 30 de junho para definir Motes e Metas para o futuro da região. Os representantes do bairro localizado na zona norte de Porto Alegre definiram como Motes “Uma Vila Jardim deficiente, não queremos para a gente. Queremos dignidade social. É o que queremos para a gente. Para crescer e ser diferente”, “Comunidade amparada, Comunidade educada” e “Bairro com objetivo forte de conquista é um bairro persistente e lutador, que corre atrás de seus objetivos”.

Entre as entidades presentes à reunião estavam, por exemplo, a Associação de Moradores da Divina Providência, o Departamento Municipal de Habitação, a Creche Jardim Ipiranga e a Associação de Moradores da Vila Jardim da Paz.

Seguindo a metodologia da Etapa Bairros do V Congresso da Cidade, que começou em 18 de abril, os representantes das comunidades listaram, num primeiro momento, as ações já existentes na região. Posteriormente, o grupo avaliou se esse conjunto de ações existentes é suficiente para garantir o desenvolvimento do bairro pelos próximos anos. A partir dessa análise conjunta, foram elencadas ações necessárias para o futuro, que devem mobilizar o primeiro, segundo e terceiros setores para serem concretizadas. Entre essas ações estão, por exemplo, a criação de creches comunitárias, um centro de lazer para a terceira idade, um centro de assistência social, melhorias em pontos de ônibus, criação de centro de formação e cooperativas para geração de renda.

Ao final da reunião, foi criado um Comitê de Mobilização da Vila Jardim, formado por nove representantes, que voltará a se reunir no dia 26 de julho para buscar implementar as ações propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário