Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Bairros Bom Fim e Farroupilha definem motes











Um referendo aos valores históricos e culturais dos bairros Bom Fim e Farroupilha, com projeção de futuro em harmonia com o meio ambiente. Foi com esse espírito que moradores e atores sociais definiram os motes para o 5º Congresso da cidade. O encontro realizado na noite de quinta-feira, 30, na Sociedade Hebraica (rua General João Telles, 508) foi moderado pelo consultor técnico da Governança Local, Luiz Otávio Abreu, e contou com a presença da coordenação do Centro Administrativo Regional do Centro.

Os participantes foram informados sobre a Bússola do Desenvolvimento Local. A primeira tarefa do comitê de mobilização de ambos os bairros será buscar a validação da bússola, o que requer a resposta do questionário de percepção por no mínimo 50% das lideranças mapeadas no território. Os líderes locais do Bom Fim e Farroupilha definiram os motes e metas pensando a cidade desejada a partir de 2014, aproveitando a preparação para a Copa do Mundo e 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos.

Os Motes definidos são os seguintes:

1) Mobilidade urbana, segurança, preservação ambiental e cultural e desenvolvimento econômico;
2) Bairros de bem viver - a cara da cidade;
3) Mélange, genius loci, pertença.

Mélange: É parte, artificializada, produto do desenho pragmático próprio da arquitectura popular, contrapõe-se à nova vontade de criar paisagens resultantes de uma concepção arquitectónica
erudita, representada em formas de desenho canónico.

O genius loci: Explora a estrutura geomorfológica do terreno e a rede hidrográfica, e conduz o projecto num
sentido que vai ao encontro de uma harmonia que se inspira numa sofisticada simplicidade.

Pertença: Que lhe confira um estatuto de espaço socialmente integrado, com o seu sentido útil
esclarecido, torna-se inquietante e instável.

Bom Fim - O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 16/Centro e tem 9.368 habitantes, representando 0,69% da população do município. Com 0,38 quilômetros quadradoskm², representa 0,08% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 24.652,63 habitantes por quilometro quadrado. A taxa de analfabetismo é de 0,5% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 15,25 salários mínimos. Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre e IBGE- Censo 2000.

Farroupilha - O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 16/Centro e tem 1.101 habitantes, representando 0,08% da população do município. Com área de 0,66 quilômetros quadrados, representa 0,14% do município, sendo sua densidade demográfica de 1.668,18 habitantes por quilômetro quadrado. A taxa de analfabetismo é de 0,9 % e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 17,4 salários mínimos. Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre e IBGE- Censo 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário