Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Comitês do Congresso da Cidade serão capacitados sábado

Será realizada no sábado, 2, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração, rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar, a capacitação dos comitês de mobilização dos bairros para a dinâmica do 5º Congresso da Cidade. Estarão reunidos grupos da Restinga, Bom Jesus, Belém Novo, Menino Deus e Praia de Belas, Ponta Grossa e Chapéu do Sol, Farrapos, Mário Quintana, Lomba do Pinheiro, Azenha, Santana e Santa Cecilia e Guarujá, Espírito Santo, Serraria e Hípica.
Conforme o consultor técnico da Governança Local, Luiz Otávio Abreu o objetivo da capacitação é instruir os membros dos comitês dos bairros para a mobilização e articulação das ações para realização dos motes de desenvolvimento definidos. Os participantes serão instruídos quanto à forma de registro de suas reuniões e definição dos projetos de articulação. O comitê, a partir destes registros da ata de reunião e projeto de articulação, manterá interlocução com o Observatório de Porto Alegre, que acompanhará as ações.

Cidade no futuro - Será dada capacitação sobre a de Bússula do Desenvolvimento Local, onde a primeira tarefa do comitê é buscar a validação da bússola, o que requer a resposta do questionário de percepção por no mínimo 50% das lideranças mapeadas. "Queremos proporcionar a interação entre os comitês dos bairros com base em relatos de vivências relativas à deliberação dos motes de cada bairro e o trabalho de mobilização e articulação de ações", concluiu Abreu.

A mobilização das dimensões territoriais realiza-se nos encontros moderados de governança, com os líderes locais, pensando a cidade desejada a partir de 2014, aproveitando a preparação para a Copa do Mundo e 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos.

A capacitação dos comitês de mobilização dos bairros do 5º Congresso da Cidade contará com mais de 160 pessoas, entre líderes, atores sociais, representantes do Terceiro Setor e empreendedores.



A Bússola do Desenvolvimento Local utilizará, na sua composição, indicadores apoiados em bases de dados, com periodicidade de apuração anual e georreferenciados por bairros e indicadores de percepção das lideranças locais. A bússola permitirá uma melhor compreensão da situação atual de cada território, favorecendo sua articulação interna e funcionará como um indicador de gestão continuada medindo os impactos locais dos projetos executados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário