Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Artigo "Eu curto, Eu cuido"

Por José Fortunati*

A relação de amor do porto-alegrense com sua cidade é inquestionável. Está presente na forma orgulhosa com que afirmamos de onde somos, no modo aguerrido com que defendemos Porto Alegre diante de quem é de fora, nos domingos em família na Redenção, no Marinha, no Gasômetro ou no Parcão, no modo crítico com que encaramos seus problemas e dificuldades e também na participação democrática de seus cidadãos, uma bandeira que carregamos com muita felicidade e tradição e que nos projeta além-fronteiras.


Contudo, expressar o amor por nossa cidade não pode se resumir a isso. Precisamos converter esse carinho todo em atitudes cotidianas e concretas. Não há demonstração maior de amor por uma cidade do que ajudar que ela esteja sempre limpa, combater o vandalismo em relação ao patrimônio de todos, conservar a própria calçada, separar o lixo, respeitar a vida no trânsito, entre outras tantas manifestações cidadãs.

Por isso, buscando valorizar essas ações, iniciamos nesta semana um movimento ambicioso e desafiador. Uma mobilização que não é apenas da Prefeitura, mas de toda a cidade. Trata-se da campanha Porto Alegre: Eu Curto, Eu Cuido. Um convite para que possamos unir esforços para tornar nossa cidade em um local cada vez melhor de se viver e conviver.

Essa contribuição compartilhada de todos é fundamental. E estamos buscando fazer da melhor forma a parte que cabe à Prefeitura. Tanto é assim que definimos a qualificação dos serviços prestados à população como prioridade número um de nossa gestão. Apesar do desafio ser grande, a cidade já está colhendo os resultados. Cerca de 80% da Capital já recebeu nova iluminação, mais potente, econômica e menos poluente. As obras do Projeto Socioambiental estão em franca evolução, que elevará de 27% para 80% o índice de tratamento de esgotos, implantamos a segunda passagem gratuita para os usuários de ônibus por meio do cartão TRI, qualificamos o sistema Fala Porto Alegre/156, estamos implantando novo modelo de coleta de lixo, totalmente automatizada e disponível 24 horas, entre outros tantos projetos e iniciativas.

Assim, com o poder público cumprindo com sua missão focada na qualidade e cada cidadão participando de modo crítico mas colaborativo, vamos conseguir fazer com que a cidade que tanto amamos nos proporcione cada vez mais motivos para enchermos a boca quando alguém nos perguntar onde vivemos e dizermos: vivo, curto e cuido de Porto Alegre com muito orgulho.

*Prefeito de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário