Galeria V Congresso da Cidade

sábado, 2 de julho de 2011

Comitês de Mobilização aprendem a elaborar projetos

Na manhã deste sábado, 2, o auditório da Secretaria Municipal de Administração (rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar) foi palco da capacitação dos comitês de mobilização dos bairros para a dinâmica do 5º Congresso da Cidade. Os representantes dos bairros estiveram reunidos em grupos da Restinga, Bom Jesus, Belém Novo, Menino Deus e Praia de Belas, Ponta Grossa e Chapéu do Sol, Farrapos, Mário Quintana, Lomba do Pinheiro, Azenha, Santana e Santa Cecilia e Guarujá, Espírito Santo, Serraria e Hípica.

Uma explanação, feita pelo consultor técnico da Governança Local, Luiz Otávio Abreu, esclareceu as mais de 40 pessoas presentes, sobre o objetivo da capacitação de instruir os membros dos comitês dos bairros para a mobilização e articulação das ações para realização dos motes de desenvolvimento definidos nos territórios.

Os participantes foram instruídos por Abreu quanto à forma de registro de suas reuniões e definição dos projetos de articulação. O comitê, a partir destes registros da ata de reunião e projeto de articulação, manterá interlocução com o Observatório de Porto Alegre, que acompanhará as ações. Estavam presentes a coordenadora do ObservaPOA, Adriana Furtado, o coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol, a assessora da diretoria de Governança, Adriana Valer, representantes dos Centros Administrativos Regionais e delegados e conselheiros do Orçamento Participativo. No próximo sábado, 9, ocorerá um novo encontro durante todo o dia, no mesmo local.

Felix Buava Kila, membro do Comitê de mobilização da Restinga e diretor Projeto Vida Nova da Restinga, considerou o encontro produtivo. "Estou levando uma experiência de cidadania e dignidade para todos os moradores do meu bairro. Estamos lutando por uma Restinga com sustentabilidade e consciência ambiental" disse Fleixl.

Elida Marina Dutra Ferreira, do Comitê de Mobilização do bairro Farrapos disse: "Hoje nós conseguimos mais embasamento para atuar no nosso bairro".

"Fizemos uma reunião construtiva e no dia, 14, faremos uma nova reunião para apresentar um dos primeiros projetos já avaliados na reunião anterior", disse a moradora da Zona Sul, Lourdes Zilli, pertencente ao comitê de mobilização do bairro Ipanema.

Cidade no futuro - A capacitação abordou a Bússola do Desenvolvimento Local, onde a primeira tarefa do comitê será de buscar a validação da bússola, o que requer a resposta do questionário de percepção por no mínimo 50% das lideranças mapeadas. "Queremos proporcionar a interação entre os comitês dos bairros com base em relatos de vivências relativas à deliberação dos motes de cada bairro e o trabalho de mobilização e articulação de ações", concluiu Abreu.

A mobilização das dimensões territoriais realiza-se nos encontros moderados de governança, com os líderes locais, pensando a cidade desejada a partir de 2014, aproveitando a preparação para a Copa do Mundo e 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos. A capacitação dos comitês de mobilização dos bairros do 5º Congresso da Cidade contou com a participação dos líderes, atores sociais, representantes do Terceiro Setor e empreendedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário