Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 22 de março de 2011

Parcerias por uma Porto Alegre melhor para todos

Diversas parcerias poderão ser formadas durante o V Congresso da Cidade.

Cuidadores da Cidade


Uma parceria que já teve início envolve a Prefeitura, a ONG Parceiros Voluntários e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP). A partir de abril, Porto Alegre contará com um grupo de 164 pessoas dedicadas a formar uma rede de “Cuidadores da Cidade, sendo 82 alunos formados pelo CapacitaPOA em cada bairro e 82 voluntários escolhidos pela PV. 

Eles trabalharão com temáticas voltadas à qualidade de vida da cidade, como legislação, técnicas de sensibilização, meio ambiente, cuidados no trânsito, violência doméstica, preservação do patrimônio público, entre outros, e identificarão ações de mobilização nos territórios, integradas às etapas de realização do V Congresso da Cidade. A meta é formar, até o final do ano, uma rede de 2,5 mil “cuidadores da cidade”.

Universidades e Comunidade

Pelo menos quatro grandes universidades do Rio Grande do Sul estão se engajando ao Congresso. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro grandes temáticas da cidade, promover dois seminários ao longo de 2011 - um no primeiro e outro no segundo semestre -, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um encontro mensal sobre suas respectivas áreas. 

São quatro as dimensões sobre o desenvolvimento de Porto Alegre que serão discutidas no V Congresso da Cidade por UFRGS, PUC, Unisinos e Ulbra: do desenvolvimento humano, do desenvolvimento cidadão, econômico e urbano/ambiental.

Plataforma Colaborativa

A Unisinos desenvolveu uma ferramenta que poderá servir de base para uma série de discussões e proposições para Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário