Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 22 de março de 2011

A Bússola do Desenvolvimento

Uma grande inovação dessa edição do Congresso da Cidade será a utilização de uma metodologia de planejamento territorial chamada Bússola do Desenvolvimento Local, com quatro quadrantes (Desenvolvimento Humano, Cidadão, Urbano e Econômico). 

Cada uma dessas dimensões concentra uma série de informações e indicadores sobre as regiões que permitirão construir um perfil sobre o desenvolvimento de cada bairro. Esses dados auxiliarão na definição de quais são os maiores problemas e desafios para a cidade. 

Para orientação dos Encontros Moderados de Governança, cada território terá a sua Bússola do Desenvolvimento Local, representação gráfica da combinação ponderada de vários indicadores de desenvolvimento: Humano, Cidadania, Urbano-Ambiental e Econômico. 

A Bússola do Desenvolvimento Local utilizará, na sua composição, indicadores apoiados em bases de dados primários e secundários, com periodicidade de apuração anual e georreferenciados por bairros, e também mesclará indicadores de percepção das lideranças locais. 

A Bússola permitirá uma melhor compreensão da situação atual de cada território, favorecendo sua articulação interna, e funcionará como um indicador de gestão continuada medindo os impactos dos projetos executados na condição do desenvolvimento local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário