A Etapa Bairros
Logo após o lançamento do Congresso, em 24 de março, terá início o trabalho de mobilização e articulação pelos 82 bairros da cidade, com os quais os cidadãos possuem maior sentimento de pertencimento e onde as lideranças locais do primeiro, segundo e terceiro setores reúnem-se e definem Motes, Metas e ações para o desenvolvimento local e para a cidade como um todo. Também nos bairros, as lideranças formam um Comitê para a mobilização e a articulação do território.
A Etapa Regiões do OP
A segunda dimensão territorial são as regiões administrativas de Porto Alegre, com 17 territórios definidos e hoje consolidados pela prática do Orçamento Participativo. Os Comitês dos bairros de cada região reúnem-se para analisar a Bússola do Desenvolvimento da sua região e destacar as ações que necessitam da mobilização e articulação regional, que somadas às ações já priorizadas junto ao orçamento público municipal nas reuniões próprias do OP completam e direcionam o conjunto de esforços identificados pelo território para o seu desenvolvimento.
A Etapa Regiões de Planejamento
A terceira dimensão territorial corresponde às oito regiões de planejamento da cidade, onde já são analisadas e planejadas as questões do desenvolvimento urbano. O V Congresso da Cidade fortalecerá a discussão do desenvolvimento nesta dimensão territorial, agregando também os aspectos do desenvolvimento humano, da cidadania e desenvolvimento econômico, que constituem os quadrantes da Bússola do Desenvolvimento Local.
A Etapa Porto Alegre
A quarta dimensão territorial é a cidade de Porto Alegre, constituída por suas dimensões territoriais mobilizadas e articuladas pelo V Congresso, trabalhando numa mesma base metodológica, com um indicador de desenvolvimento comum e reunidas na Assembléia Final para consolidar a visão, as ações e os projetos mobilizados e articulados pelo processo de Governança Solidária Local revisado.
Os Eixos Temáticos
A escolha dos eixos temáticos como espaços de participação do V Congresso obedece à metodologia de construção da Bússola do Desenvolvimento Local. Através dos eixos de Desenvolvimento Econômico, Humano, Cidadão e Urbano, poderão ser organizados Grupos de Trabalho específicos, Seminários e Conferências, com o objetivo de serem delineadas as grandes diretrizes estruturantes até 2022 e que serão sistematizadas e apresentadas na Etapa Porto Alegre e integrarão o Pacto de Governança Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário