Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 23 de março de 2011

Abertura do 5º Congresso da Cidade acontece hoje

Debates sobre a cidade começam em março e se estendem até novembro

Nada melhor do que incluir nas comemorações do 239º aniversário de Porto Alegre o lançamento de um grande movimento para debater o futuro da capital gaúcha.

O grande desafio para unir esforços e a inteligência coletiva de nossa gente começa nesta quinta-feira, 24, com o seminário de lançamento do V Congresso da Cidade. A abertura será às 9h30, no Auditório do Ministério Público Estadual (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) e o seminário poderá ser acompanhado pela Internet. 

A Procempa é parceira do evento e disponibilizará a transmissão ao vivo pelo link mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/vcidade, que só estará ativo a partir do início dos trabalhos, previsto para as 10h

Os debates presenciais começam em março e se estendem até novembro.

Uma das principais parcerias que será construída no seminário está relacionada à participação de pelo menos quatro grandes universidades do Rio Grande do Sul, que estão se engajando ao V Congresso da Cidade. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro grandes temáticas, promover dois seminários ao longo do ano - um no primeiro e outro no segundo semestre -, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um encontro mensal sobre suas respectivas áreas.

Parcerias

A adesão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Unisinos e Ulbra será simbolizada com a assinatura de um termo de parceria com o Comitê Gestor, do qual fazem parte a Prefeitura de Porto Alegre e diversas entidades públicas, privadas e ONGs. A assinatura ocorrerá durante a abertura do V Congresso da Cidade. Como membros do Comitê Gestor, também assinarão o termo representantes das comissões de Mobilização, Eventos e Comunicação.

São quatro as dimensões sobre o desenvolvimento de Porto Alegre que serão discutidas no 5º Congresso da Cidade: do desenvolvimento humano, do desenvolvimento cidadão, econômico e urbano/ambiental.

A Ufrgs será responsável pela dimensão do desenvolvimento cidadão; a PUC desenvolverá ações voltadas à dimensão urbana/ambiental; a Unisinos trabalhará a área do desenvolvimento humano; e a Ulbra ficará responsável pelo desenvolvimento econômico. Através desses quatro eixos, serão organizados grupos de trabalho específicos, seminários e conferências, com o objetivo de serem delineadas as grandes diretrizes estruturantes - Motes e Metas - para a cidade até 2022. Tais diretrizes serão sistematizadas e apresentadas na Etapa Porto Alegre, em novembro de 2011, e integrarão o Pacto de Governança Municipal.

Programação

Dia: 24 de março, a partir das 9h30
Local: Auditório do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80)
10h – Abertura e Convocatória do 5º Congresso da Cidade (Prefeito de Porto Alegre e Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade)
10h45 – Apresentação da Plataforma Colaborativa
11h - Palestra com Padma Santem - Cuidando da Cidade - uma abordagem integrada
12h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário