Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 24 de março de 2011

Porto Alegre: plural, democrática e disposta a trabalhar por um futuro melhor

por Jandira Feijó*

Os ex-prefeitos de Porto Alegre, Fogaça, Pont, Olívio, Villela, Dib e o atual, Fortunati: juntos por uma cidade melhor


Uma das mais fortes expressões do significado do V Congresso da Cidade de Porto Alegre foi a presença de ex-prefeitos da capital ao lado do atual chefe do executivo municipal. Para quem não é de Porto Alegre esta imagem talvez não diga muito, mas para nós, portoalegrenses e gaúchos, sempre divididos entre chimangos e maragatos, gremistas ou colorados, esta foto é um marco importante na longa história da cidade.

Fiquei feliz por participar deste momento e de todos os que participei até poder vivenciar este dia. Ver cada um deles, com suas características pessoais e visões ideológicas distintas, mantendo suas individualidades e seus vínculos partidários, mas irmanados no desejo coletivo de que a democracia e a participação popular resultem em melhoria concreta da qualidade de vida e bem-estar de quem vive e ama Porto Alegre, simplesmente não tem preço! Isto é colocar a inteligência coletiva à disposição de uma comunidade que faz acontecer o seu futuro. Alguns anos atrás seria inviável pensar nisto. As diferenças falariam mais alto, impedindo de vermos que o que nos separa não são as divergências.

O exemplo destes homens públicos sinaliza que diferentes formas de olhar o mundo não podem ser vistas como muros, mas sim como pontes! Aqueles que estiveram no auditório lotado do Ministério Público do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira perceberam com seus próprios olhos que Porto Alegre está madura para não apenas debater seu futuro, como também para construí-lo de modo compartilhado.

Mas, o lançamento do V Congresso da Cidade foi além da imagem acima. A conselheira do Orçamento Participativo, Maria Deloí Silveira Cardoso, conhecida na cidade por sua sinceridade e engajamento comunitário, estava lá, ao lado dos ex-prefeitos, do prefeito atual, da presidente da Câmara de Vereadores, dos representantes de quatro universidades (UFRGS, Unisinos, Puc e Ulbra), do Ministério Público, da Assembléia Legislativa, de empresários. De igual para igual, porque é este o sentido da cidadania. Que outra cidade do mundo consegue isto? A cidade do Fórum Social Mundial, da Conferência Mundial das Cidades; a cidade que amanhã completa 239 anos vem mostrando que um outro mundo é possível quando a gente consegue se reinventar!


E nesta sua imensa capacidade de renascer e se reinventar, Porto Alegre abrigou a idéia generosa de uma plataforma colaborativa desenvolvida pela Coordenação do Curso de Comunicação Digital da Unisinos, onde cada um e todos que amam esta cidade poderão ofertar sua energia, sua inteligência, sua disposição para cooperar e conectar-se a outros vagalumes que também queiram intervir hoje, aqui e agora para que o futuro não seja apenas esperado, mas construído. O projeto portoalegre.cc é revolucionário, inteligente, amigável. Acesse o link e descubra o que você pode fazer quando se dispõe a compartilhar e a dialogar. 

Que coisa boa parte fazer parte deste movimento! Vem com a gente você também!


*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário