Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Universidades e eixos do desenvolvimento no Congresso da Cidade


Representantes das quatro grandes Universidades de Porto Alegre participam do painel “Os Resultados do 5º Congresso da Cidade: o caminho até 2022”. O evento acontece às 14h de sexta-feira, 9, no Palco Temático Verde na programação do “Encontro Final do 5º Congresso da Cidade – dos cuidadores das cidade”.
A metodologia do 5º Congresso previu a discussão do desenvolvimento em quatro grandes dimensões, convidando as universidades de Porto Alegre a assumiram o compromisso de coordenar discussões sobre os
quatro eixos de desenvolvimento local. Os Eixos Temáticos foram divididos em Desenvolvimento Urbano-Ambiental – PUC/RS; Desenvolvimento Econômico- Ulbra; Desenvolvimento em Cidadania – Unisinos; e Desenvolvimento Humano – Ufrgs.
Durante o ano as universidades promoveram seminários e encontros, que reuniram lideranças comunitárias, órgãos públicos municipais e federais, rede de participação democrática da cidade e iniciativa privada.
Participam do painel de sábado, 10, os professores Ana Cé e Marcos Diligentiá da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC/RS, responsável pelo Eixo de Desenvolvimento Urbano e Ambiental; Arlete Arruda, professora da Faculdade de Ciência Política da Ulbra, coordenadora do Eixo de Desenvolvimento Econômico; Milton Cruz, doutorando em sociologia pela Ufrgs e integrante da coordenação do Eixo de Desenvolvimento em Cidadania; e Marilene Maia, professora doutora em Serviço Social da Unisinos, integrante da coordenação do Eixo de Desenvolvimento Humano.
Os Eixos: Desenvolvimento Urbano Ambiental - Eixo sob a responsabilidade da PUC/RS foi organizado em quatro grupos de trabalho em torno das temáticas Regularização Fundiária e Habitação de Interesse Social, Mobilidade Urbana, Edificações: Densificação,Verticalidade, Patrimônio Configuração Sócio-Espacial da Cidade e Meio Ambiente/Áreas Verdes e Fauna/Paisagem Urbana/ Espaços Públicos.
Desenvolvimento Humano - Ficou a cargo da Unisinos que centrou as discussões nas relações entre Desenvolvimento Humano e Saúde, Educação e segurança e Proteção Social.
Desenvolvimento da Cidadania – Coordenado pela Ufrgs abordou questões como espaço público e espaço privado, controle social e participação.

Desenvolvimento Econômico – A Ulbra trabalhou seis temas: Finanças Públicas; Cidade Prestadora de Serviços; Economia Solidária; Indústria e Inovação Tecnológica; Terceiro Setor; e Qualificação e Requalificação Profissional do Trabalhador e da Trabalhadora.
5º Congresso da Cidade - É um processo inovador de mobilização e articulação dos diversos setores e atores da sociedade em torno de Motes e Metas. O mote do 5º Congresso da Cidade é a Copa do Mundo de 2014, mas as discussões tiveram seu horizonte estendido até 2022. Acesse aqui a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário