Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

OP é tema de oficina no 5º Congresso da Cidade

Reconhecido mundialmente como exemplo de incentivo à participação dos cidadãos nas decisões sobre as prioridades de investimentos dos recursos do orçamento público, o Orçamento Participativo será um dos temas abordados na oficina “Construindo o Sistema de Participação de Porto Alegre”. Esta é uma das oito oficinas de capacitação que acontecerão dentro da programação do “Encontro Final do 5º Congresso da Cidade – Dos Cuidadores da Cidade” que acontece nos dias 9 e 10, no Centro de Eventos da PUC/RS – Prédio 40 (Avenida Ipiranga, 6681).
A oficina sobre o Sistema de Participação acontecerá dia 9, às 16h15, no Palco Temático Rosa. Participarão dos debates Paulo Silva,  coordenador da Gerência do Orçamento Participativo de Porto Alegre, Milton Cruz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anadir Alba, conselheira da Região 6 de Planejamento e o diretor de Governança da Secretaria Municipal de Governança Local, Plinio Zalewski Vargas, coordenador geral do 5º Congresso da Cidade.
Demais oficinas – Também às 16h15 do dia 9, outras três das oito oficinas estarão acontecendo nos demais Palcos Temáticos. No Palco Azul se realizará a oficina “Cinema, Cidade e Cidadania” que contará entre outros, com a participação de Augusto Cezar Santos, integrante de dois projetos e ações criativas inovadores que serão destacados na mostra de vídeos, o “Na Boa em POA” e “Democracine”. No Palco Verde, acontecerá a oficina “O Futuro de Porto Alegre pelos Olhos das Crianças e Adolescentes”. Já o Palco Laranja abrigará a oficina “Transversão” com os diretores do Grupo Nômade, responsável pelo projeto Estante Pública, Daniel Caminha e Aron Krause Litvin.
No sábado, dia 10, às 16h15, será a vez das quatro oficinas restantes. No Palco Temático Rosa, os participantes terão a oportunidade de participar da oficina “A bússola do desenvolvimento local como ferramenta de diagnóstico e gestão dos territórios” que terá a participação do consultor técnico em desenvolvimento territorial, Luis Otávio Abreu. No Palco Azul a oficina “Idéias Criativas Mudando a Realidade Local”, abordará iniciativas bem-sucedidas na Região Ilhas do OP e nos Bairros Bom Jesus e Mario Quintana, pertencentes às Regiões Leste e Nordeste do OP, respectivamente.
O Palco Verde trará a oficina “Desafios da Regularização Fundiária em Porto Alegre” e contará com a participação de Betânia Alfonsin, doutora em Planejamento Urbano pelo IPPUR, Simone Somensi, procuradora do Município de Porto Alegre, Silvia Carpenedo, coordenadora do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Porto Alegre e Marilia Fidel, conselheira do OP e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Partenon. A oitava oficina acontecerá no Palco Laranja e é intitulada “Entendendo as Regras do Jogo: a experiência do CapacitaPOA”.
Acesse aqui a programação completa do Encontro Final do 5º Congresso da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário