Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Desenvolvimento Sustentável é tema do Encontro Final do Congresso da Cidade

O desenvolvimento sustentável tem sido uma preocupação constante, tornando-se tema obrigatório nas discussões do dia-a-dia dos cidadãos. Pensando assim, o comitê gestor do 5º Congresso da Cidade, cujo encontro final acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, inseriu na programação,  mesa redonda com personalidades que têm nas suas atividades a preocupação com o tema que propõe a busca do desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.
O evento acontecerá no sábado, 10, no palco Central do “Encontro Final do 5º Congresso da Cidade – dos cuidadores da cidade”, no Centro de Eventos da PUC/RS – Prédio 40 (Avenida Ipiranga, 6681), a partir das 10h e terá a participação de Fernando Schüller, Marcos Rolim, Flávio Comin e Maurício Broinizi. O diretor de Governança da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, Plínio Zalewski Vargas, será o moderador da mesa. Zalewski é coordenador geral do 5º Congresso da Cidade.
Os palestrantes - Fernando Schüeller é doutor em ciência política e foi secretário de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. É um dos idealizadores do Fronteiras do Pensamento, evento realizado no Rio Grande do Sul, há seis anos.. Marcado pelo pluralismo das idéias, o Fronteiras propõe um amplo debate sobre a identidade da nossa era, caracterizada por mudanças, velocidade e incertezas, cenários futuros, na visão de intelectuais, pensadores e acadêmicos do mundo.
Marcos  Rolim  é jornalista, sociólogo, escritor, professor universitário e consultor. Especialista em segurança pública. Reconhecido por sua militância em favor dos direitos humanos, sendo uma das principais referências brasileiras na área, Rolim foi vereador em Santa Maria, deputado estadual e deputado federal pelo PT.
Flávio Comin é doutor em economia. Foi responsável pela divulgação do IDH no Brasil durante cinco anos, de 2006 a 2010, período em que trabalhou no PNUD, onde atualmente é consultor. Ele afirma que enquanto o século passado foi o século da quantidade, o século atual é o século da qualidade, desde a qualidade dos alimentos e produtos até a qualidade das relações humanas.
Mauricio Broinizi é o coordenador executivo do Movimento Nossa São Paulo e integra a Rede de Cidades Justas e Sustentáveis. Afirma que em São Paulo, a lei prevê que os prefeitos têm 90 dias após a posse para apresentar metas para 4 anos de governo e um balanço, a cada 6 meses, do desempenho dessas metas. O trabalho, segundo ele, deve ser dentro do conceito da ética da responsabilidade, partindo do princípio que cada cidadão é  responsável pela cidade e valorização das boas práticas.
Formatura do CapacitaPOA – Antes da Mesa Redonda Desenvolvimento Sustentável, acontece, às 9h, a formatura do CapacitaPOA. As turmas da edição deste ano do CapacitaPOA receberão seus certificados, abrindo o segundo dia de programação do Encontro Final do 5º Congresso da Cidade. Com carga horária de 20h/aula, os cerca de mil participantes foram divididos em sete turmas com representantes das 17 regiões do Orçamento Participativo, fóruns de planejamento, conselhos setoriais, comitês de bairro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário