Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Democracine será anunciado hoje na Rede Metropolis

A Rede Metropolis lança nesta quarta-feira, 23, o Democracine, na sala PF Gastal da Usina do Gasômetro, a partir das 18h. O Democracine acontecerá em junho de 2012 em Porto Alegre, dentro das atividades do 12ª Conferência do OIDP (Observatório Internacional da Democracia Participativa).
 
A cidade de Porto Alegre realizará a primeira edição do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O Democracine tem o objetivo de difundir produções audiovisuais relacionadas com a democracia participativa e o aprofundamento da cidadania. Sua programação, formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e uma mostra paralela informativa, irá transformar a capital gaúcha em um centro de discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.
 
O evento acontecerá de 11 a 13 de junho de 2012, as incrições ocorerrão no período de 16 de janeiro a 30 de março. O regulamento está diponível no site: www.democracine.com.br . A contextualização com os princípios da democracia participativa visa a qualificar o 1º Democracine e proporcionar, por meio do acesso à cultura, às vilas e bairros populares da capital gaúcha, a inclusão da população carente no cenário da 12ª Conferência do OIDP.
 
É nesse contexto, de descentralização do espetáculo cinematográfico, da diversidade da oferta em oposição ao modelo de mercado concentracionista imposto, de novos modelos de licença e autoria (mais flexíveis e criativos), que se insere o 1º Democracine e está de acordo com a 12ª Conferência da OIDP, que busca  progredir no debate sobre a democracia participativa e partilhar experiências e conhecimentos neste campo.
 
Em sua primeira edição, o Democracine irá privilegiar os seguintes eixos temáticos:
 
Cidadanias insurgentes e ação coletiva na prática cotidiana da democracia
Processos eleitorais
Revoluções
Democracia e trabalho
O meio ambiente como campo de luta democrática
Memórias de lutas, grandes lutadores e heróis desconhecidos

Leia também:

Porto Alegre centraliza discussões sobre futuro das metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário