O fortalecimento das redes colaborativas da cidade consolidou-se como o principal motivo da capacitação que reuniu mais de 100 lideranças das regiões Leste/Nordeste, Restinga/Centro-Sul e Centro/Ilhas. No terceiro final de semana de capacitações, 12 e 13, os participantes, juntamente com a coordenação do curso, começaram a preparar a grande formatura que acontecerá concomitante ao evento de celebração do 5º Congresso da Cidade, programada para o dia 10 de dezembro.
Ministradas pela equipe do ObservaPOA, as aulas apresentaram as novas ferramentas inovadoras, como Porto Alegre em Análise e Bússola do Desenvolvimento Local, com acesso direto e navegação interativa via Internet. No evento, foram divulgados e abordados os primeiros dados do Censo Demográfico, que se constitui no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira. Os números relativos à cidade regionalizada foram abordados de forma conjunta durante o curso, pela coordenadora do ObservaPOA, Adriana Furtado, e pela técnica Liane Bayard.
Os participantes foram contemplados com mais uma rodada de aulas do CapacitaPOA, com base no conceito "Cuida quem conhece", sendo mais uma iniciativa do movimento Porto Alegre: Eu Curto. Eu Cuido., no ano em que está sendo realizado o 5º Congresso da Cidade.
As aulas foram ministradas por técnicos da prefeitura e colaboradores das entidades parceiras e trataram sobre os seguintes temas: Democracia Representativa e Participativa, atendimento do 156 Fala Porto Alegre, Cultura Cidadã - 5º Congresso da Cidade, resolução de conflitos, Oficina sobre Regimento Interno do Orçamento Participativo, Democratizando a Informação - ObservaPOA e Orçamento Público
No sábado, 12, o CapacitaPoa Leste/Nordeste ocorreu na sede do Cesmar, na Estrada Antônio
Severino, 1493, bairro Mário Quintana. A Casa Marista da Juventude foi o local onde estiveram reunidos os participantes das regiões Restinga e Centro Sul, na rua Aracaju, 651. Durante todo o domingo, 13, o Centro de Tradições Gaúchas Madrugada Campeira, na rua Salomão Pires Abrão, 160, Ilha da Pintada, foi novamente o local onde os atores sociais da região Centro/Arquipélago receberam a capacitação.
CapacitaPOA 2011 - A edição foi iniciada no mês de outubro e será encerrada em dezembro, divididos entre as 17 regiões administrativas de Porto Alegre. O objetivo é oferecer meios e instrumentos aos atores sociais para que possam melhor compreender a realidade sobre a qual atuam e deliberar e reafirmar a cultura cidadã de nossa cidade, consolidando a tese da participação e da responsabilidade social.
De acordo com o coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol, o comprometimento dos participantes revela o despertar da cidadania em cada território da cidade. "O CapacitaPOA está consolidado no imaginário dos atores sociais como ferramenta que forma líderes ativos nos seus bairros", disse Julio Pujol.
No ano de realização do 5º Congresso da Cidade, são propostas as ideias de pensar o futuro de Porto Alegre, tendo como horizonte 2022, ano do 250º aniversário da cidade, e os cuidados com o espaço urbano. Os cursos são divididos em quatro turnos de quatro horas de aula nos finais de semana.
Integram a parceria, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), os seguintes órgãos: Conselho do Orçamento Participativo (COP), Câmara Municipal, Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ONG Parceiros Voluntários, Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia, Associação de Psiquiatria do RS, Escola Superior de Direito Municipal e Programa Estadual de Defesa do Consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário