Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição


O mundo inteiro vai se reunir para debater o futuro das cidades. E você está convidado. De 23 a 26 de novembro, Porto Alegre será o ponto de encontro de cidades como Barcelona, Nova Iorque, Bangalore, Melbourne, Montivideo e Joannesburgo.

Pela primeira vez em 25 anos, a Rede Metropolis fará seu Congresso Mundial em continente americano e será a oportunidade para que as pessoas do mundo todo possam debater o futuro de nossas cidades. Num tempo em que vivemos grandes mudanças de paradigmas urbanos, o tema do evento não poderia ser outro: “Cidades em Transição”. Participe e faça parte da construção de uma cidade cada vez melhor.


O 10º Congresso Mundial Metropolis – Cidades em Transição é uma realização da Metropolis - Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a prefeitura. Terá a participação de autoridades locais (governadores, deputados, prefeitos, secretários e vereadores), gestores e planejadores de políticas urbanas, arquitetos e urbanistas de mais 150 grandes cidades no mundo. Em pauta, temas relacionados à governança metropolitana, à sustentabilidade e ao planejamento urbanos, à qualidade de vida nas cidades e o intercâmbio entre cidades emergentes (cooperação SUL-SUL).

Palestrantes - Entre os palestrantes confirmados, estão Jean-Paul Huchon, presidente da Metropolis e do Conselho Regional de Île-de-France (Paris); Joan Clos, subscretário geral das Nações Unidas e diretor executivo da ONU-Habitat; Wim Elfrink, vice-presidente executivo da CISCO; Geraldo Alckmin, governador de São Paulo; Marta Suplicy, senadora (SP); José Fortunati, prefeito de Porto Alegre; Xavier Trias, prefeito de Barcelona; Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá e Melissa Mark-Viverito, vereadora de Nova York.
 Metropolis - Criada em 1985, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles - Metropolis (www.metropolis.org) é uma rede internacional que agrupa grandes metrópoles e governos metropolitanos de todo o mundo com o objetivo de fomentar a transferência de conhecimentos e boas práticas urbanas. Atualmente, mais de 120 cidades fazem parte da associação, entre as quais seis são brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
A Rede Metropolis é uma aliança global entre governos metropolitanos e seus associados para promover a sustentabilidade urbana, por meio da promoção de uma abordagem inter-setorial e de interrelações entre os diferentes aspectos da sustentabilidade urbana: ambiental, econômico, social e cultural; da atuação nas regiões metropolitanas urbanizadas e naquelas em fase de forte crescimento urbano; da definição da cooperação público-privada e de projetos entre diferentes instituições e níveis de governo e da promoção da inovação urbana e governança metropolitana.
A Metropolis administra a seção metropolitana de CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e é reconhecida como uma organização de primeira ordem por organismos internacionais como a ONU-Habitat, Agência das Nações Unidas para temas urbanos e o Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário