Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Seminário: eixo econômico ouve especialista em administração

A reunião do eixo de Desenvolvimento Econômico, coordenado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), movimentou o Plenárinho da Assembléia Legislativa na noite desta quinta-feira, 14. O motivo foi a palestra proferida pelo doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Luis Roque Klering. O encontro foi moderado pelo consultor do 5º Congresso da Cidade, Luis Otávio Abreu, e a professora Ana Simão, coordenadora do curso em EAD de Gestão Pública.

Na abertura, Klering deu ênfase à concepção do desenvolvimento territorial, que deve levar em consideração os aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais, institucionais e idividuais. "Uma boa gestão pública é aquela que capacita as pessoas de um território a serem cidadãos com crescente qualidade de vida", afirmou.

O especialista também falou sobre a vocação econômica da cidade, através da análise de dados e informações obtidas no recenseamento realizado pelo IBGE em 2010. Segundo o estudo, Porto Alegre tem uma população estimada em mais de 1,4 milhão de habitantes, sendo a décima maior cidade do país. O PIB da capital gaúcha é estimado em R$ 36,7 bilhões (2008), sétimo maior entre as cidades brasileiras.

"A economia da cidade é constituída essencialmente por comércio e serviço, possui alguma atividade industrial e quase nenhuma atividade agropecuária. A economia de Porto Alegre está fortemente entrelaçada com a economia da região metropolitana, relaciona-se fortemente ao desempenho da economia gaúcha, onde perfaz historicamente ao redor de 13% do seu valor adicionado", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário