Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Restinga e Extremo Sul discutem desenvolvimento local

Uma parceria entre as comunidades da Restinga e Extremo Sul, prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Coordenação Política e Governança Local, através do CAR Restinga-Extremo Sul, da Produção, Indústria e Comércio e Senai, Sine, Senac e Sebrae foi firmada quinta-feira, 14, para organização de um projeto de desenvolvimento para as duas regiões do Orçamento Participativo (OP).

A ideia é reunir os comerciantes e lideranças comunitárias e fazer um levantamento das necessidades de qualificação para o bairro através da visão local e, a partir do levantamento, organizar cursos de qualificação de jovens e adultos.

O consultor técnico do Sebrae, Lucas Alves, fez uma ampla explanação direcionada aos pequenos e micro empresários, mostrando como eles podem sair da informalidade e a relação custo e benefício que esta medida pode acarretar.

O grupo fez alguns encaminhamentos como a proposta de organização do plano de desenvolvimento da Restinga e Extremo Sul, além de estabelecerem um cronograma de atuação respeitando as peculiaridades dessas duas regiões que comportam grande extensões de áreas rururbanas.

Ficou decidido que, durante a programação da Semana da Restinga, o ônibus da linha Pequena Empresa ficará disponível de 21 a 25 de novembro nas proximidades da Esplanada da Restinga para orientações aos empresários da região.

De acordo com o coordenador do Centro Administrativo Regional Restinga-Extremo Sul, Oscar Pellicioli, a ideia de organização de capacitações de jovens e adultos nasceu por ocasião das discussões da etapa bairros do 5º Congresso da Cidade na Restinga. “Nossa preocupação leva em consideração as peculiaridades da região, como por exemplo as áreas rururbanas existentes na Restinga e no Extremo Sul da cidade”, comenta.

Participaram conselheiros e delegados do Orçamento Participativo das regiões Restinga e Extremo Sul, representantes da prefeitura, micro e pequenos empresários, da Associação do Comércio da Restinga e outras associações, além de representantes das áreas ruurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário