Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Na Boa Em PoA alerta adolescentes sobre cuidados com a cidade

Interatividade com diálogo direto e participativo. Foi assim o tom da conversa entre estudantes de três escolas de Porto Alegre, coordenadores do Projeto Na Boa em POA, ONG Parceiros Voluntários, professores e o secretário de Governança, Cezar Busatto. O formato de círculo da sala 502, no 5º andar da Usina do Gasômetro serviu de cenário perfeito para o desenvolvimento da conversa e bate papo sobre o espírito de cuidado com a cidade.

A manifestação do servidor Secretaria Municipal de Direitos Humanos, André Ribeiro, deu início ao evento. Ele falou sobre o Projeto Na Boa Em POA e 5º Congresso da Cidade, que já aconteceu em 84 bairros reunindo lideranças, empresários, comerciantes e dirigentes de ONGS, nos Encontros Moderados de Governança. O Na Boa Em POA é uma ação do INOVAPOA articulada com as secretarias, órgãos municipais e a sociedades, visando a envolver jovens e adolescentes no processo de cuidado com a cidade, com sugestões dos participantes e cases de cuidado dos bairros, escolas, clubes, do vizinho ou da rua.

Eric Nogueira, estudante da 8º série da Escola Mariano Beck da Vila Bom Jesus, relatou o descaso com o lixo que acontece na sua rua, onde o vizinho joga detritos no andar abaixo. "A atitude errada gera discussão pela falta de educação e de cuidado com o próximo", disse Eric. A estudante da Escola Mariano Beck, Clarisse Souza Soares, também contou um case de uma vizinha que joga fraldas no pátio da outra. "Precisamos conscientizar as pessoas quanto à importância de convivermos em lugares limpos para o bem da coletividade", ressaltou Clarisse.

Convivência - No encontro também foram realizados relatos de projetos que visam a despertar a boa convivência e cuidado com a cidade. O Projeto Brincar, desenvolvido durante o recreio por alunos e professores da Escola Lidovino Fanton, mereceu destaque. O Brincar, visa a promover um recreio divertido e seguro em clima de paz, a coordenação do projeto informou que a ação objetiva ir além da escola, beneficiando a comunidade de Ipanema como um todo. A reunião também contou com a participação da coordenadora da ONG Parceiros Voluntários, Míriam Müller, e da servidora do INOVAPOA, Clarisse Abrahão.

A iniciativa contou com apoio da CARRIS, das secretarias municipais da Juventude, Cultura, Governança e Direitos Humanos, Inovapoa na articulação do Projeto Na Boa em POA. As direções das escolas e dos grêmios estudantis das escolas presentes foram de fundamental importância para o sucesso do evento. O Secretário Cezar Busatto falou aos adolescentes e dirigentes estudantis presentes sobre o movimento Eu Curto. Eu Cuido, que já tomou conta da cidade e de que forma os adolescentes podem contribuir para a construção de uma cidade e um futuro melhor. Além disso, chamou a atenção do secretário Cezar Busatto o uso das redes sociais e das novas tecnologias pelos estudantes. O Blog Escola Conectada, desenvolvido por um grupo de alunos e professores da Escola Mariano Beck foi acessado por Busatto na hora, via celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário