Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Obras da ciclovia da Ipiranga começam em setembro

Um passeio ciclístico no Dia Mundial sem Meu Carro, em 22 de setembro, marcará o início das obras da ciclovia da avenida Ipiranga. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 5, pelo prefeito José Fortunati, durante o ato de entrega do projeto executivo da obra pelo diretor de expansão do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, no Paço Municipal. A ciclovia de 9,4 quilômetros ligará as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho.  (fotos)   (vídeo)
 
A ciclovia é resultado da parceria da prefeitura com a Cia. Zaffari e o Praia de Belas. O projeto funcional foi elaborado pela Gerência de Planejamento Estratégico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e a execução da obra será de responsabilidade dos dois grupos, em contrapartida a empreendimentos na cidade.  A iniciativa faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê a instalação de 200 metros de ciclovia para cada 100 vagas de estacionamento em empreendimentos da iniciativa privada. A ação integra o movimento "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.", que alia ações concretas do poder público à mobilização dos porto-alegrenses nos cuidados com a cidade.
O prefeito afirmou que o poder público precisa estar atento para oferecer transporte público de qualidade e alternativas de locomoção frente ao crescimento da frota de veículos, que em Porto Alegre chega a 715 mil, mais os 25% de frota flutuante. "Nossa obrigação é buscar alternativas concretas para garantir plena circulação e qualidade de vida. Essa parceria com a iniciativa privada, sem tirar espaço dos automóveis, oportunizará o trânsito dos ciclistas com toda a segurança e condições técnicas apropriadas", disse Fortunati.
O novo caminho para bicicletas será às margens do Arroio Dilúvio, terá duplo sentido de circulação e mudará de lado em alguns pontos da avenida, para melhor aproveitamento de espaço do talude.  A faixa será exclusiva para bicicletas, segregada ao tráfego de veículos e terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos.
De acordo com Zaffari, o projeto desenvolvido servirá de parâmetro para a instalação de novas ciclovias, pelo aprofundamento técnico da proposta,  que atende normas técnicas internacionais de segurança. O diretor-geral do Shopping Praia de Belas, Sérgio Zukov, destacou que a parceria intergra-se às iniciativas que promovem "o trânsito na cidade com mais agilidade, sustentabilidade, segurança e conforto".
Fortunati enfatizou, ainda, que a construção das alternativas para incentivar o transporte por bicicletas passa por discussões com os grupos de ciclistas da Capital. "A interlocução com os usuários organizados é fundamental para buscar consenso sobre as reais necessidades", avaliou o prefeito, informando que o projeto desenvolvido para a avenida Ipiranga será modelo para a ciclovia na Sertório, a ser instalada com recursos próprios do município e que terá cerca de 11 quilômetros.
Paralelamente à construção das ciclovias, o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, enfatizou que a prefeitura está atuando na conscientização dos motoristas. "É importante mobilizar os cidadãos, principalmente motoristas, para respeitarem os cerca de 200 mil ciclistas que circulam em Porto Alegre", defendeu Cappellari. 

Ciclovias integradas – Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra preparatória para a Copa do Mundo que inclui uma ciclovia de cinco quilômetros, haverá integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetro a ser implantado) e Diário de Notícias (2 quilômetros já existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas.
Os porto-alegrenses contam ainda com a ciclofaixa de Ipanema (1,2 km revitalizado), a ciclovia da Restinga (3,2 km) e os corredores da 3ª Perimetral liberados aos domingos e da Érico Veríssimo. Com os projetos do Plano Diretor Cicloviário, a Capital somará 40 quilômetros de ciclovias até a Copa de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário