Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Seminário Cultura Cidadã

A terra que fez do Orçamento Participativo uma das experiências democráticas mais replicadas em inúmeras cidades do mundo começa a se abrir para aprender a ampliar a participação cidadã com outros lugares. Com isto, Porto Alegre salta no espaço e no tempo e pode vir, mais uma vez, a tornar-se não apenas mestre, mas também aluna exemplar. 

Quer saber como?

Comece participando do "Seminário Cultura Cidadã: Controle Social e Corresponsabilidade", que acontece na próxima semana com a presença do ex-prefeito de Bogotá e atual professor de Governança Urbana da Universidade Nacional da Colômbia, Paul Broomberg.

Paul Broomberg, durante os anos 90, trabalhou para resgatar o sentido de cidadania na capital colombiana, através do Programa “Amor por Bogotá”. Além dele, especialistas da Universidade realizarão uma oficina de capacitação em Cultura Cidadã, sobre sua experiência em cuidados com a cidade. A palestra do professor colombiano será mediada pelo jornalista Manoel Soares, da CUFA, Central Única de Favelas.

Esta será uma excelente oportunidade para os portoalegrenses se inspirarem um pouco mais. O Seminário faz parte da série de atividades que vêm sendo desenvolvidas em todos os bairros por conta do V Congresso da Cidade de Porto Alegre. As edições anteriores, realizadas durante o período da administração popular no comando da prefeitura da capital, apontaram tendências e anseios da população. Esta edição, além disto, quer ampliar o envolvimento de todos na execução destes sonhos.

Sim, porque este é o grande desafio! Não é mais possível que em Porto Alegre ainda existem pessoas que não aceitam a corresponsabilidade na construção de uma cidade melhor. 

Alargar a participação de todos na definição dos rumos da cidade tornou-se bem recentemente numa das maiores tendências (política e de marketing) dos últimos tempos. Não é para menos! Estima-se que em setembro, provavelmente na Índia, nascerá o habitante que nos levará a condição de um planeta com 7 bilhões de moradores. Hoje, mais da metade desta população vive em cidades ( e destes habitantes, cerca de 1 bilhão vive em situação de risco, em favelas e em locais que deveriam ser de preservação ambiental).

Torna-se impossível imaginar nosso futuro na Terra sem pensarmos na cidade como sendo o foco essencial da civilização, da qualidade de vida, da democracia, da justiça social. Síntese do viver humano, é na cidade que estão nossos problemas e, consequentemente, nossas soluções. Mais de 80% da população brasileira vive em cidades. 

A vida urbana, portanto, virou targed!

Buscar os melhores exemplos, as melhores experiências deste viver urbano é hoje uma questão central. Para governantes, legisladores, empresários, cidadãos. Não existem fórmulas mágicas, não existem soluções prontas, não existem mais produtos fechados e acabados. Tudo é processo, tudo é aprendizado. Sim, nos orgulhamos de nossos títulos e conquistas, mas a complexidade e contradições que vivenciamos hoje, exigem um alargamento de horizontes. que mantenhamos nossa história, nossas boas e grandes iniciativas, mas que também saibamos captar inovações criativas, que transformem nossa vocação democrática em efetivo bem-estar e felicidade para todos.
Conforme a Wikipedia, Porto Alegre ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais. Dados do IBGE a apontaram em 2009 como a capital brasileira com a menor taxa de desemprego, a empresa de consultoria britânica Jones Lang LaSalle a inclui em 2004 entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo e figura na lista da Pricewaterhouse Coopers entre as cem cidades mais ricas do mundo.
Neste contexto, a capital gaúcha, jovem menina de 239 anos, graças às peculiaridades de sua gente, apresenta todas as condições para enfrentar os desafios que este novo século impõe a humanidade. Ótima localização geográfica (ainda que no estado mais meridional do Brasil), boas universidades, boas escolas, vasta gama de prestadores de serviços, mas, acima de tudo, uma vocação pré-destinada ao fortalecimento da democracia.

E fortalecer a democracia, passa necessariamente por compreender que é preciso sim controle social, é fundamental que a população acompanhe, cobre, exija e ajude a definir o destino dos recursos públicos. Mas, fortalecer a democracia é também ver que temos direitos e responsabilidades, que existem espaços para a concertação de visões distintas, que juntos podemos fazer mais e melhor.

Temos uma população engajada, participativa, orgulhosa de sua cidade. Temos tantos empreendedores por aqui, tanta gente disposta a lutar por um mundo melhor. E que bom que a Prefeitura de Porto Alegre vem demonstrando sintonia com o que de mais moderno ocorre nas principais cidades do mundo. Temos uma administração que apóia iniciativas criativas, inovadoras, que dialoga com a população, que mais além de executar o que lhe cabe, instiga a todos nós, a crescermos como cidadãos e seres humanos.

Assim, estamos está com a faca e o queijo na mão. 
Agora, Porto Alegre, sua linda, é colocar a mão na massa.

Aproveito para recomendar ainda a leitura do documento em anexo abaixo, onde Fernando Guzmán Rodríguez, da Prefeitura de Bogotá, aponta uma série de reflexões que também nós temos feito em Porto Alegre. Nele, estão os conceitos, resultados e limites do projeto, desenvolvidos sob os seguintes eixos:

1) Fortalecer o sentido de pertencimento a cidade e o reconhecimento dos deveres cidadãos;
2) Melhorar a apropriação social da cidade;
3) Gerar uma consciência individual e coletiva sobre os deveres e direitos que temos os cidadãos por sermos os proprietários da cidade;
4) Gerar propósitos comuns e propósitos individuais harmônicos com o bem comum;
5) Gerar autoregulação cidadã e regulação da administração por parte dos cidadãos.


Serviço

Seminário Cultura Cidadã: Controle Social e Corresponsabilidade

Dia 19 de agosto, a partir das 9h, no auditório da Federasul, até às 12h. À tarde, das 14h às 17horas, o tema Governança Urbana: Planejamento e Descentralização será abordado no auditório da Secretaria Municipal da Administração (Avenida Siqueira Campos, 1300,14° andar).

Dia 20 de agosto, das 9h às 17h,  no auditório da Secretaria Municipal da Administração (Avenida Siqueira Campos, 1300,14° andar).

Informações: (51) 3289.6660 

O Seminário faz parte do V Congresso da Cidade, da campanha Eu Curto, Eu Cuido e tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Unisinos, Ulbra, Puc/RS, Agenda 2020, Parceiros Voluntários, IEPP, Estante PúblicaWikicidade PortoAlegre.ccObservapoa e Capacitapoa

Quer saber o que mais anda sendo feito e se inspirar com iniciativas de outras cidades? Clica aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário