Galeria V Congresso da Cidade

sábado, 20 de agosto de 2011

Processo de multiplicação da cultura cidadã é tema de oficina em Porto Alegre


Mais de 100 lideranças comunitárias, servidores públicos e moradores de Porto Alegre participaram neste sábado (21) de uma oficina dentro da programação do Seminário Cultura Cidadã: Controle Social e Corresponsabilidade, que faz parte da programação do V Congresso da Cidade e uma das ações da campanha Porto Alegre Eu Curto eu Cuido. A programação esteve centrada no processo implementado em Bogotá para multiplicar a rede de cuidadores da cidade, que auxiliou na transformação da capital colombiana.
Os representantes da Universidade Nacional da Colômbia Ivo Santiago Villaraga, especialista em avaliação de políticas públicas, e Tatiana Maria Gomes Bertel, socióloga e mestre em urbanismo, narraram a experiência de multiplicação da cultura cidadã.
As ações que ajudaram a mudar a capital colombiana foram precedidas de pesquisas sobre o comportamento dos cidadãos em espaços públicos. No caso de parques e praças, por exemplo, a cidade tinha diversos espaços e muitos problemas de limpeza, segurança, consumo de álcool e drogas, deficiência na infraestrutura e problemas de convivência. Pesquisas com mais de 20 mil pessoas em 267 praças e parques de Bogotá revelaram que os usuários consideravam essas áreas pouco cuidadas, mas também contribuíam para essa situação, deixando restos de embalagens e alimentos após piqueniques, levando cães e não recolhendo dejetos e não usando adequadamente as lixeiras. Um total de 61% dos entrevistados disse ter visto outros usuários de parques jogarem lixo no chão. O fato de 92% afirmarem que não se importariam de ser alertados por outros quando deixassem um papel cair no chão, por exemplo, levou a prefeitura a capacitar equipes que atuavam nessas áreas, como vigilantes, administradores de parques, entre outros.
Além de capacitar servidores, a prefeitura lançou uma convocatória para integrar ao movimento pessoas que tinham seu ofício ligado ao cuidado da cidade, como taxistas, motoristas, professores, entre outros. No caso dos parques, o objetivo da capacitação foi trabalhar pela mudança de comportamento dos usuários.
O secretário de coordenação política e governança local de Porto Alegre, Cezar Busatto, também participou da oficina, um dia depois da palestra do professor Paul Bromberg, ex-prefeito de Bogotá. A iniciativa também faz parte do processo de capacitação de lideranças da cidade através do CapacitaPOA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário