Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Placas reforçam presença de ciclistas na Ipiranga

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) finalizou, recentemente, a colocação de 21 placas de sinalização na avenida Ipiranga, alertando os motoristas sobre a presença de ciclistas na via. A medida atende solicitação dos próprios cicloativistas, manifestadas em reuniões com o governo municipal, visando a dar maior visibilidade e segurança aos condutores de bicicletas, com circulação regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A avenida Ipiranga é uma das vias da Capital onde haverá implantação de ciclovia, total de 9,4 km de extensão, trecho entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Antônio de Carvalho.

De acordo com o artigo 58 do CTB, o ciclista deve andar à direita do fluxo de veículos e sempre no mesmo sentido.O artigo 201 define em 1,50m a distância que o motorista precisa manter ao ultrapassar um ciclista. Na prática, como na maioria das vias as faixas de tráfego têm um pouco mais de 3 metros , significa que o motorista deve trocar de faixa na ultrapassagem dos ciclistas.

A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza. No site www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha e do novo serviço da coleta automatizada, além de vídeos e jingles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário