Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Uma alternativa para a recuperação dos edifícios abandonados no Centro Histórico

Veja artigo retirado do Blog Autogéré – Centro Comunitário Autônomo, sobre a revitalização de edifícios abandonados.

Artigo: Uma alternativa para a recuperação dos edifícios abandonados no Centro Histórico

 

“Há um enorme potencial das iniciativas autônomas - a partir da autodeterminacão popular - na reanimação de edificações decadentes. Em Nova York, nas décadas de 1960 e 1970, muitos artistas, de forma autônoma, realizaram reciclagens em edificações abandonadas situadas em distritos industriais. Os galpões e armazéns, antes decadentes e inóspitos, foram transformados em lofts residenciais e atelieres de arte, como vemos no bairro Soho: antes abandonado e inseguro e hoje área valorizada pela sua ocupação heterogênea onde predominam lojas e espaços de arte.

Atualmente nos países desenvolvidos vemos diversas recuperações de edificações abandonadas, criando-se equipamentos de moradia social e centros comunitários autônomos, com diversos projetos inclusivos animando estes locais.

No contexto latinoamericano, as estruturas abandonadas ocorrem não somente em áreas de declínio da indústria, mas também em áreas centrais das cidades em expansão urbana do séc. XXI. Exemplos de autonomia popular estão sendo observados e estudados por pesquisadores de diversos países.

Aliás, este foi tema amplamente discutido nos últimos fóruns internacionais de habitação, planejamento e arquitetura, como o 54º IFHP Congresso da Federação Internacional de Habitação e Planejamento (Porto Alegre, 2010) e na Bienal Internacional de Arquitetura (Rotterdam, 2009). Esta última propôs a criação de um "squat city manual" - um estudo científico que visa alertar da importância destas iniciativas autônomas junto às comunidades menos favorecidas, excluídas do sistema tradicional econômico e político.

No Brasil a Comunidade Utopia e Luta produziu uma recuperação exemplar em edificação ociosa no Centro Histórico de Porto Alegre, com diversas famílias beneficiadas e projetos de inclusão social.”




Texto: Marcelo Gotuzzo retirado do Blog Autogéré

Nenhum comentário:

Postar um comentário