Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Experiência de transformação de Bogotá será apresentada em Porto Alegre


Um dos responsáveis pelas transformações ocorridas na cidade de Bogotá nos anos 90 estará em Porto Alegre, no próximo dia 19, para participar do V Congresso da Cidade. Paul Broomberg, ex-prefeito da cidade e professor da Universidade Nacional da Colômbia, falará sobre o Projeto “Amor por Bogotá”, uma iniciativa mobilizadora que acabou por inspirar movimentos como “Porto Alegre. Eu Curto. Eu Cuido”.

Utilizando o conceito de Cultura Cidadã, a Prefeitura de Bogotá conseguiu reverter a imagem de uma cidade desorganizada, com sujeira nas ruas e trânsito caótico. Paul Broomberg foi um dos idealizadores do movimento de transformação da cidade, projeto que, ao longo de 16 anos, fez Bogotá ser reconhecida como uma cidade dinâmica e referência internacional em cuidados urbanos.

Segundo Broomberg, Bogotá enfrentou momentos muito difíceis, com espaços públicos degradados e insegurança. O conceito de cultura cidadã colocado em prática pela Prefeitura acabou vindo de encontro a um sentimento de mudança que existia na população, que desejava o fim da desordem generalizada da cidade.

A vinda a Porto Alegre foi um convite do Comitê Gestor do V Congresso da Cidade, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e diversas entidades, como Federasul, Agenda 2020, Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia, Parceiros Voluntários, Estante Pública, portoalegre.cc, Observatório de Porto Alegre, PUC, UFRGS, Ulbra e Unisinos.

Broomberg estará acompanhado de outros especialistas em questões urbanas da Universidade Nacional da Colômbia, que cumprirão uma extensa agenda de trabalho em Porto Alegre. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-6660.



Paul Broomberg:

É professor de Física da Universidade Nacional da Colômbia, da qual foi vice-reitor entre 1990 y 1993. Em 1997, quando o então prefeito de Bogotá Antanas Mockus renunciou para concorrer à Presidência da República, Broomberg assumiu a Prefeitura de Bogotá para terminar o período de Mockus. Depois disso, Bromberg retornou à Universidade, novamente como professor de Física e governo urbano.



Bogotá:

A capital colombiana é também a maior cidade do país, com cerca de 7,2 milhões de habintantes residindo apenas em seu núcleo urbano, enquanto que a Região metropolitana de Bogotá possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, sendo a quarta mais populosa cidade da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário