Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estante Pública chega a três bairros em setembro

Mais uma iniciativa no âmbito do 5º Congresso da Cidade acontecerá a partir do inicio de setembro. Trata-se da inclusão de mais seis paradas de ônibus no Estante Pública, um projeto de participação coletiva e ocupação urbana onde as paradas de ônibus de Porto Alegre recebem estantes de livros. A ideia do projeto é desenvolver uma pesquisa com o objetivo de entender os processos de gestão coletiva que acontecem nos bairros.

Menino Deus, Independência e Rio Branco terão, cada um, duas paradas de ônibus com Estante Pública. Essa é uma iniciativa do Nômade Ind. coordenado por Daniel Caminha. Ele explica que o projeto nasceu de uma maneira espontânea e está conseguindo atingir mais espaços, incluindo ações de interesse de toda cidade. “Estamos satisfeitos em colocar nossa energia para que de fato isso aconteça de maneira mais abrangente”, afirma. Ele diz ainda que os materiais colocados na Estante são de uso público, porém destaca que a responsabilidade sobre eles é de cada um. “Este ambiente alimenta uma relação aberta com seus visitantes. Para participar basta se deixar levar pela curiosidade e, com atitude colaborativa, permitir que algo do seu íntimo fique”.

Estante Pública - Iniciado em 2008, o projeto começou de maneira independente na avenida Nilo Peçanha com 50 livros: era o nascimento da Estante Pública Nº1, que tinha como tema o “Civismo Poético”. O projeto pratica a transvenção, que, segundo seus idealizadores, é uma atitude, um estado de espírito, uma passagem e não um produto ou objeto. Eles buscam dar concretude ao conceito, explicando que a transvenção acontece no ato de inventar novas lógicas, abertas e mutantes. O projeto conta com o apoio da Fundação Nacional das Artes – Funarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário