Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aprender para Crescer capacita lideranças comunitárias


A prefeitura de Porto Alegre, por meio do CapacitaPOA, e a Fracab - Federação Riograndense das Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros, deu início, na sexta-feira e sábado, 26 e 27, à capacitação Aprender para Crescer dirigida a lideranças comunitárias. O evento, que se encerra no próximo sábado, 3 de setembro, está inserido no 5º Congresso da Cidade e tem por propósito despertar o sentido de responsabilidade no cidadão, estimulando sua participação na construção de soluções para os problemas coletivos.
 
No sábado, 3, a programação será das 8h30 às 18h no auditório da SMA. Entre os temas propostos encontram-se painéis sobre como constituir uma entidade, defesa do consumidor e instruções para realização de prestação de contas das entidades, além de elaboração de projetos.

Na solenidade de abertura, realizada às 19h de sexta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Administração, rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar, o diretor de governança da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Plinio Zalewsk,i representou o titular da pasta Cezar Busatto. 
 
Zalewski destacou, no painel de abertura, intitulado Democracia participativa e governança, que a Fracab é uma federação importante na história de Porto Alegre. "Sem a Fracab, Uampa (União das Associações de Moradores de Porto Alegre) e sem as associações de moradores não teríamos a experiência do Orçamento Participativo" disse Zalewski, que  dividiu sua palestra em duas partes, destacando as diferenças entre federação e conselho. 
 
Aprender para Crescer – O Coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol destacou a importância da iniciativa. "Quando recebemos a missão de sermos parceiros dessa capacitação, tivemos o cuidado de inseri-la nos moldes do CapacitaPOA, que é uma iniciativa da prefeitura que se propõe a atingir o maior número de interessados em trocar experiências, pois entendemos que é a melhor maneira de aprendizado" afirmou. 
 
Para o presidente da Fracab  e conselheiro do Orçamento Participativo da Região Norte, Leodomar da Rosa Duarte, conhecido por todos como Leandro, a expectativa nesse primeiro momento é capacitar cerca de 50 lideranças comunitárias. "Mas não pretendemos parar por aí. O objetivo é dar continuidade e chegar a 250 lideranças, pois acreditamos que o caminho para que possamos melhorar a vida de nossas comunidades é aprendermos em conjunto", destacou Leandro.
 
A conselheira do OP Clecy Xavier da Silva salientou a importância dos conselhos populares. Ela afirmou ter aprendido muito com o Conselho Popular da Zona Norte. "É uma entidade que tem nome, foi uma escola e me orgulho em dizer que meus primeiros passos foram dentro desse Conselho Popula". Ela diz ainda que a capacitação é uma oportunidade que deve ser aproveitada: "Nós precisamos agregar, compartilhar e não sermos uma só voz e sim um eco".
 
Participaram também da solenidade de abertura, o presidente de honra da Fracab, Ivo Fortes, o conselheiro do OP da região Leste, Copinaré Acosta, o professor da Universidade Nacional da Colômbia, Ivo Santiago e lideranças comunitárias de Porto Alegre e da região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário