Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pequenas ações revelam grande cuidado com a cidade

Moradores da Ilha da Pintada cuidam do novo canteiro
Iniciativas pontuais para a eliminação de focos de lixo em Porto Alegre estão mobilizando as comunidades e auxiliando o trabalho que já é realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Em parceria com os Centros Administrativos Regionais (CARs), as secretarias municipais do Meio Ambiente (Smam) e de Obras e Viação (Smov) e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) estão transformando áreas antes degradadas em praças, canteiros e passeios públicos. Com a campanha Porto Alegre: Eu Curto. Eu Cuido, o governo municipal tem buscado ampliar ainda mais a consciência cidadã, sem abrir mão de sua própria responsabilidade.

Avenida Lami virou jardim
Pneus velhos viram canteiros - Alguns exemplos dessa iniciativa podem ser observados na avenida Lami, extremo-sul de Porto Alegre. Ali, havia um foco de lixo próximo a um ponto de ônibus, onde várias pessoas reúnem-se ao longo do dia para utilizar o transporte público. Com um mutirão, DMLU e comunidade limparam a área. Bancos e mudas foram doados pela Smam. O resultado dessa parceria é que a área foi transformada em um jardim, evitando novo acúmulo de resíduos. "Com a população, buscamos alternativas criativas e simples, como foi a coleta e a pintura de pneus velhos para transformá-los em canteiros. Agora, moradores estão responsáveis por cuidar das plantas", explica o coordenador do CAR Restinga/Extremo-Sul, Oscar Pellicioli.
Transformando o lixo em flores - Na Vila Pinto, Zona Leste da Capital, crianças do Sase do Centro Operário São José foram protagonistas de outro mutirão para transformar o foco de lixo em frente à sede em um jardim. O DMLU fez a limpeza prévia da área, a Smam doou a grama e as plantas e as crianças confeccionaram a placa onde se lê: Preserve o jardim. "Mais do que uma ação de cuidado com a cidade, esse é um momento de educação e integração com a comunidade. As crianças se divertiram enquanto aprenderam a cuidar do seu bairro", avalia o coordenador do CAR Leste, Rodrigo Kandrik.

Já na Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, o DMLU auxiliou a comunidade na eliminação de um foco de lixo em via pública, no final da linha de ônibus. "Depois do mutirão, sempre buscamos deixar um grupo de moradores dedicado a monitorar o local e regar as plantas. O DMLU é constantemente acionado para ajudar na manutenção", explica Wilmar Velasques, da assessoria comunitária do DMLU.

Caminho bem cuidado - No bairro Partenon, outra ação do DMLU e da comunidade também eliminou um foco de lixo na entrada da escadaria Santa Maria. O caminho une duas ruas próximoas à Avenida Bento Gonçalves.

Receitas para evitar focos de lixo -
Os focos de lixos são acúmulos de resíduos descartados irregularmente nas ruas, fora de dias e turnos das coletas regulares e em locais inadequados. Esse material acaba atraindo animais, gerando problemas de higiene às comunidades e levado pela água das chuvas, causando grandes transtornos para a cidade. Além disso, o DMLU tem uma empresa que coleta exclusivamente esse tipo de lixo e contabiliza a retirada de 500 toneladas diárias dos mais de 300 focos de lixo cadastrados. Esse trabalho custa aos cofres públicos cerca de R$ 800 mil a cada mês. Em várias frentes, a Prefeitura trabalha com as comunidades para minimizar esse problema:

DMLU - Com o Programa Bota Fora, são removidos entulhos nas vilas populares e é feito um trabalho de esclarecimento à população sobre as datas de recolhimento, com folhetos e carro-som. Um dos objetivos do trabalho é atuar na conscientização de públicos distintos, tanto dos bairros centrais como das regiões periféricas.

SMAM - Tem sido parceira na distribuição de mudas, equipamentos e bancos para as áreas. A Smam tem um trabalho permanente nas praças e parques para evitar os focos de lixo.

GOVERNANÇA - Através dos Centros Administrativos Regionais, a Prefeitura está incentivando nas comunidades as ações de transformação de focos de lixo em áreas de lazer ou jardins. Nas 17 regiões administrativas da cidade, há uma série de iniciativas em andamento, alinhadas às reuniões do 5º Congresso da Cidade.



A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza. No site www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha e do novo serviço da coleta automatizada, além de vídeos e jingles.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário