Moradores da Ilha da Pintada cuidam do novo canteiro |
Avenida Lami virou jardim |
Transformando o lixo em flores - Na Vila Pinto, Zona Leste da Capital, crianças do Sase do Centro Operário São José foram protagonistas de outro mutirão para transformar o foco de lixo em frente à sede em um jardim. O DMLU fez a limpeza prévia da área, a Smam doou a grama e as plantas e as crianças confeccionaram a placa onde se lê: Preserve o jardim. "Mais do que uma ação de cuidado com a cidade, esse é um momento de educação e integração com a comunidade. As crianças se divertiram enquanto aprenderam a cuidar do seu bairro", avalia o coordenador do CAR Leste, Rodrigo Kandrik.
Já na Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, o DMLU auxiliou a comunidade na eliminação de um foco de lixo em via pública, no final da linha de ônibus. "Depois do mutirão, sempre buscamos deixar um grupo de moradores dedicado a monitorar o local e regar as plantas. O DMLU é constantemente acionado para ajudar na manutenção", explica Wilmar Velasques, da assessoria comunitária do DMLU.
Caminho bem cuidado - No bairro Partenon, outra ação do DMLU e da comunidade também eliminou um foco de lixo na entrada da escadaria Santa Maria. O caminho une duas ruas próximoas à Avenida Bento Gonçalves.
Receitas para evitar focos de lixo - Os focos de lixos são acúmulos de resíduos descartados irregularmente nas ruas, fora de dias e turnos das coletas regulares e em locais inadequados. Esse material acaba atraindo animais, gerando problemas de higiene às comunidades e levado pela água das chuvas, causando grandes transtornos para a cidade. Além disso, o DMLU tem uma empresa que coleta exclusivamente esse tipo de lixo e contabiliza a retirada de 500 toneladas diárias dos mais de 300 focos de lixo cadastrados. Esse trabalho custa aos cofres públicos cerca de R$ 800 mil a cada mês. Em várias frentes, a Prefeitura trabalha com as comunidades para minimizar esse problema:
DMLU - Com o Programa Bota Fora, são removidos entulhos nas vilas populares e é feito um trabalho de esclarecimento à população sobre as datas de recolhimento, com folhetos e carro-som. Um dos objetivos do trabalho é atuar na conscientização de públicos distintos, tanto dos bairros centrais como das regiões periféricas.
SMAM - Tem sido parceira na distribuição de mudas, equipamentos e bancos para as áreas. A Smam tem um trabalho permanente nas praças e parques para evitar os focos de lixo.
GOVERNANÇA - Através dos Centros Administrativos Regionais, a Prefeitura está incentivando nas comunidades as ações de transformação de focos de lixo em áreas de lazer ou jardins. Nas 17 regiões administrativas da cidade, há uma série de iniciativas em andamento, alinhadas às reuniões do 5º Congresso da Cidade.
A campanha "Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido." é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza. No site www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha e do novo serviço da coleta automatizada, além de vídeos e jingles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário