Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 25 de julho de 2011

5º Congresso da Cidade ocorre nos bairros Boa Vista, Higienópolis, Floresta e Independência


Lideranças e moradores de quatro bairros de Porto Alegre estarão reunidos hoje (25) e quarta-feira (27) para definir Motes e Metas para o futuro da região.

Na noite desta segunda-feira, às 19h30min, os bairros Boa Vista e Higienópolis reúnem-se no Colégio Pastor Dohms, localizado na Rua Américo Vespucio, 483. Já na quarta-feira à tarde, Floresta e Independência têm encontro no Museu de História da Medicina, na Avenida Independência, 270. A reunião moderada será realizada das 14h às 17h.

Qualquer cidadão pode participar das reuniões em que representantes das comunidades listam, num primeiro momento, as ações já existentes na região. Posteriormente, o grupo avalia se esse conjunto de ações é suficiente para garantir o desenvolvimento do bairro pelos próximos anos. A partir dessa análise conjunta, são elencadas ações necessárias para o futuro, que devem mobilizar o primeiro, segundo e terceiros setores para serem concretizadas. Ao final da reunião, é criado um Comitê de Mobilização para buscar implementar as ações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-6660 ou pelo endereço www.vcongressodacidade.blogspot.com.



CONHEÇA MELHOR A HISTÓRIA DOS BAIRROS:

INDEPENDÊNCIA: Localizado próximo ao Centro de Porto Alegre, teve seu eixo principal, a Avenida Independência, como um caminho que surgiu espontaneamente, como uma das saídas da vila de Porto Alegre para a Aldeia dos Anjos (atual cidade de Gravataí). A povoação foi impulsionada pela construção do moinho de vento e a fundação da Igreja da Conceição, em 1858. Na mesma época, foi fundada a Beneficência Portuguesa, que se instala, primeiramente, numa sala cedida pela Santa Casa, passando, em 1858, para sua sede própria, na rua da Figueira, atual Cel. Genuíno. Em finais do século XVIII são implantadas linhas de bondes na região. Construções de destacada arquitetura demonstram o crescimento industrial e comercial da cidade. Mesmo cedendo lugar a grandes prédios residenciais e comerciais, mantém-se como bairro tradicional, com antigos moradores oriundos das famílias que se instalaram nos primeiros tempos. Além da Beneficência Portuguesa, está ali o hospital Presidente Vargas, sendo que boa parte do Moinhos de Vento está sediada no bairro. Também dispõe de instituições de ensino tradicionais como os Colégios Bom Conselho (de 1905) e Rosário (1904).

FLORESTA: Até o final da Revolução Farroupilha, não passava de uma área de chácaras. A partir de 1850, foi dada continuidade de um caminho até a Estrada do Passo da Areia que, em 1857, recebeu o nome de rua da Floresta. Ruas como Dr. Timóteo e Félix da Cunha já faziam parte do mapa da cidade em 1888. Também neste ano teve início a construção da capela de São Pedro, através de mobilização da sociedade. Em 1909, com a inauguração da linha dos bondes de tração elétrica, que passava nas proximidades do bairro, passa a ter um desenvolvimento constante. Também grandes indústrias se instalaram ali, como a Brahma, além de fábricas de fogões, camas, de pregos, indústria de cigarros e outras, eis o porquê de ser chamado pela comunidade, na época, de “bairro de chaminés”. Hoje, mantendo características residenciais, o bairro conta com grande variedade comercial onde, inclusive, a Fábrica da Brahma cedeu espaço ao Shopping Total, preservando ainda algumas características do prédio original.

BOA VISTA: Consagrou-se como bairro residencial a partir dos anos 60, quando loteamentos planejados foram implantados e os terrenos permitiam a construção de amplas casas. Possui uma tradicional escola de ensino privado, o Província de São Pedro, sediado há mais de 24 anos na rua Marechal Andrea. Possui, também, uma extensa área verde, com mais de 50 hectares: o Porto Alegre Country Club. Outro estabelecimento de destaque no bairro é a Sociedade Libanesa, fundada em 1936. O bairro é cortado pela rua Anita Garibaldi, que surge nos mapas da cidade a partir de 1916 no Bairro MontSerrat, e sua extensão até a Av. Carlos Gomes acontece em 1928.

HIGIENOPOLIS: Localizado na zona norte da cidade, tem indícios dos primeiros loteamentos da região em finais do século XIX, quando a estrada da Pedreira (atual Plínio Brasil Milano) é envolvida pela malha urbana da cidade, em função dos loteamentos dos bairros Auxiliadora e Higienópolis. Outra importante via do bairro é a Dom Pedro II, aberta na segunda década do século XX. No trecho da III Perimetral, encontra-se a Igreja Martin Luther desde 1936 e, ao lado, o Colégio Pastor Dohms, fundado em 1931. Situa-se no bairro o maior cemitério municipal da cidade, o São João, em atividade desde 1936, numa área de aproximadamente 9,5 hectares. O Higienópolis mescla características residenciais e de serviços, pois concentra variada rede de bancos, escritórios, comércio, lazer, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário