Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cooperativismo é destaque no Congresso da Cidade

O Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade e a Temática de Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental (HOCDUA) do Orçamento Participativo realizam amanhã, 9, a partir das 9h30, encontro em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. O evento acontece nos altos do Mercado Público (sala 10).

Com a presença do prefeito José Fortunati, secretários municipais e representantes da Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), o encontro terá na programação uma homenagem a três ex-integrantes da Equipe de Cooperativismo Auto-Gestionário do Demhab.

Na ocasião o prefeito também irá entregar um documento com 16 reivindicações de incremento ao cooperativismo habitacional, dentre as quais uma proposta para agilizar os processos e projetos do Programa de Incentivo ao Cooperativismo Habitacional, regulamentado em lei municipal.

De acordo com Emerson Santos, conselheiro titular da temática HOCDUA, o momento é positivo para as cooperativas habitacionais. “A prefeitura é nossa parceira e juntos conseguimos incluir no Plano Plurianual 2009-2013, recursos direcionados ao Programa de Incentivo ao cooperativismo, com a previsão de R$ 46 milhões de reais”, afirma.

O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo. O evento, originalmente, denominava-se "Dia da Cooperação". Com o tempo passou a ser chamado "Dia do Cooperativismo" e, atualmente, "Dia Internacional do Cooperativismo". Neste ano o dia Internacional do Cooperativismo aconteceu em 2 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário