Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Região do Partenon prioriza iniciativas voltadas ao desenvolvimento social e econômico


Três motes foram definidos na reunião que reuniu lideranças dos bairros Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa na noite do último dia 28. “O Partenon Caminha para o Futuro Social e Econômico mais Justo”, “Comunidade com Educação Geração de Renda, Igualdade Social, Dignidade e Qualidade de Vida” e "CODESPA Integrando os Segmentos Vivos da Região, Visando Crescimento Econômico e Social do Bairro” foram os motes escolhidos para o futuro da região.

Seguindo a metodologia da Etapa Bairros do V Congresso da Cidade, que começou em 18 de abril, os representantes das comunidades elencaram num primeiro momento as ações já existentes na região, como, por exemplo, os vários espaços comunitários, o programa de segurança alimentar, as escolas disponíveis e serviços públicos como coleta de lixo, transporte coletivo, hospital e praças. Já no tocante ao desenvolvimento econômico, destacaram a presença do comércio local, de grandes empresas e grupos de geração de renda.

Num segundo momento, o grupo avaliou se esse conjunto de ações existentes é suficiente para garantir o desenvolvimento dos quatro bairros pelos próximos anos. A partir dessa análise conjunta, foram elencadas ações necessárias para o futuro, que devem mobilizar o primeiro, segundo e terceiros setores para serem concretizadas. Entre essas ações estão, por exemplo, a melhoria da qualidade do ensino, com mais escolas públicas, o aumento do número de galpões de reciclagem, de transporte coletivo e de habitações populares. Para desenvolver a região, foi sugerida a priorização da contratação de mão de obra local, a criação do distrito industrial do Partenon e de atividades de geração de renda, novos cursos profissionalizantes e promoção de feiras de artesanato.

Ao final da reunião, foi criado um Comitê de Mobilização da região, que buscará formas de concretizar as ações propostas nos próximos anos, O grupo deve se reunir novamente no dia 19 de julho, às 19h, na sede do Centro Administrativo Regional (CAR), na Avenida Bento Gonçalves, 6670 (terminal Antônio de Carvalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário