Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Humaitá/Navegantes define Motes do 5º Congresso da Cidade




A noite fria de sexta-feira, 3, com barulho das turbinas dos aviões que aterrizavam no Aeroporto Salgado Filho formaram o cenário do intenso debate do 5º Congresso da Cidade dos bairros Humaitá e Navegantes. O encontro que contou com representantes de ONGs, comerciantes e lideranças comunitárias dos territórios iniciou às 19h e encerrou às 22h40.

No começo da reunião na sede do Grêmio Esportivo Ferrinho, localizado ao lado das torres de sinalização do Aeroporto Salgado Filho, na rua Teodora, 1250, o moderador Mauro Zamperetti falou dos critérios de mapeamento das lideranças do bairro, análise do território e indicadores para a Bússola do Desenvolvimento.

Com a definição das propostas por meio da metodologia Metaplan (no final dos anos 70, a empresa alemã de consultoria Mmetaplan desenvolveu um conjunto de instrumentos que viabilizam a maior objetividade na aplicação do enfoque participativo no trabalho em grupo), os mais de 20 atores sociais dos dois bairros definiram os seguintes Motes; Geração de Renda Local; Bairro Educado e Sustentabilidade.

Até julho, serão promovidos 82 encontros. As decisões dos bairros irão para outros encontros nas regiões de Planejamento e do Orçamento Participativo, e farão parte da rodada final do 5º Congresso da Cidade, em novembro, quando as definições dos territórios serão discutidas. Os encontros contaram com a participação de lideranças comunitárias e empresariais, delegados do Orçamento Participativo, representantes dos Centros Administrativos Regionais (CARs), além de representantes do terceiro setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário