Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 14 de junho de 2011

Encontro entre homem e meio ambiente é o mote da Lomba do Pinheiro




Um bairro planejado onde se encontram o homem e o meio ambiente. Esse foi o mote escolhido por lideranças da Lomba do Pinheiro reunidas no encontro da Etapa Bairros do V Congresso da Cidade nesta segunda-feira (13). Os moradores avaliaram a situação atual da Lomba e definiram ações importantes para o desenvolvimento sustentável da região.

As primeiras avaliações da Bússola do Desenvolvimento Local indicam que o Desenvolvimento da Cidadania é o mais avançado na região. A partir do instrumento que mede também o desenvolvimento Humano, Urbano-ambiental e Econômico com base em dados censitários e entrevistas com lideranças, a região obteve nota 4,83 no Desenvolvimento da Cidadania, contando com vários conselhos, associações, organizações não-governamentais e também serviços públicos que, embora insuficientes para atender a toda a demanda da população, estão muito presentes na saúde, educação e assistência social.

As lideranças constituíram um comitê de mobilização para a articulação da Região, que será reunido no dia 4 de julho no Centro Administrativo Regional, entre primeiro, segundo e terceiros setores.


Ações necessárias para o futuro

Ao avaliar quais são as ações que conjuntamente seriam suficientes para o desenvolvimento sustentável da Região pelos próximos anos, os moradores definiram no item Desenvolvimento Econômico a importância do incentivo a empreendimentos industriais e privados como forma de gerar empregos, a melhoria do transporte urbano para atender à crescente população e o incentivo ao cooperativismo.

Do ponto de vista Urbano-ambiental, a promoção da regularização fundiária, o estabelecimento de critérios para valorização de imóveis, a criação de áreas de lazer, a complementação da pavimentação de ruas, o saneamento básico, a fiscalização da expansão urbana e a melhoria das calçadas foram algumas das melhorias apontadas.

Já no Desenvolvimento Humano e Cidadão, os moradores sugeriram, por exemplo, a necessidade de construção de centro de segurança integrada, posto dos correios, unidade de pronto-atendimento, centros profissionalizantes, creches, acesso à tecnologia da informação, escolas de ensino médio e pólos tecnológicos.

Um comentário:

  1. como eu faço para paticipa desse congresso sou acadêmica em gestão ambental estou no ultimo ano gostaria de recebe muitas informações sobre os congresso de vcs uma boa noite

    ResponderExcluir