Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vila Bom Jesus recebe ação relativa ao Congresso da Cidade


A rua 14 da Vila Bom Jesus recebeu neste sábado, 7, ação relativa ao mote “bairro limpo, verde e alegre", aprovado em reunião do V Congresso da Cidade. O local foi visitado por 24 voluntários da ONG Oásis Net Impact, que realizaram uma oficina de reconhecimento chamada Cabra Cega, onde os participantes circulam pelos diversos ambientes da comunidade com os olhos vendados. A ideia foi despertar o olhar apreciativo dos voluntários junto à comunidade, plantas, carros, objetos, árvores, cachorros, gatos. "As caminhadas por ruas e becos visam a estimular a percepção quanto aos costumes dos moradores, cultura local predominante, formas de comunicação e tecnologia", disse a colaboradora da ONG, Natália Dittmar.

Serão quatro finais de semana de atuação na Bom Jesus no trabalho de construção coletiva de um novo ambiente, com uma metodologia livre para despertar o espírito criativo e colaborativo da comunidade. A proposta é de revitalizar os ambientes de acordo com o perfil da comunidade, proporcionando estímulos para que sejam revitalizadas ruas pela própria comunidade, com apoio dos cuidadores e atores sociais da localidade. As atividades dos voluntários estão sendo acompanhadas pelo coordenador do Centro Administrativo Regional da Zona Leste, Rodrigo Kandrik, delegados do Orçamento Participativo, lideranças da Bom Jesus e cuidadores do bairro.

Projeto Oásis Net Impact Porto Alegre - Trata-se de uma metodologia social do Instituto Elos do Brasil que, por meio da parceira com a Net Impact, pretende realizar uma ação de impacto em uma comunidade de Porto Alegre. Oásis é um jogo que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário