Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A imensidão da cidade

Arte de George Thiaru: Life in the Big City Nairobi

Admirável e sempre com aspectos inusitados a quem adentra na imensidão dos seus 82 bairros, onde só o olhar não compreende, Porto Alegre prepara-se para mais um grande debate sobre o seu futuro. O V Congresso da Cidade, previsto para novembro deste ano, terá, pela primeira vez, o registro das vontades e sonhos destes 82 bairros.

Há algumas semanas, comunidades agendam reuniões onde representantes de diversos setores, público e privado, organizações não-governamentais, voluntários e lideranças locais dialogam e refletem sobre o futuro. São nesses espaços de vizinhança, de maior familiaridade e relacionamento, que as lideranças se encontram e discutem planos e ações para o desenvolvimento local e para a cidade como um todo.

Mais de 10 bairros já realizaram esses encontros. Na maioria, a vontade comum: ser um lugar bom de viver, com respeito, união e mais sentimentos genuinamente humanos. Em alguns locais, distantes do cotidiano central da cidade repleto de comodidades, a solicitação que surpreende: uma hipovia, além da ciclovia. Nas comunidades mais rurais, como Chapéu do Sol e Ponta Grossa, o cavalo disputa com o automóvel e a bicicleta um lugar próprio.

Já lá adiante, atravessando as águas do Guaíba, na mansidão das 19 ilhas que circundam a cidade, o barco é o transporte. Porto Alegre é assim: diferente, múltipla.

Em todos esses bairros, as lideranças formam um grupo de mobilização e articulação, essências da prosperidade. Depois, em novembro, no seminário final, será apresentada a compilação de cada bairro. O tema do V Congresso da Cidade é a Copa do Mundo de 2014, mas discussões terão seu horizonte estendido até 2022, buscando definir ações planejadas que tragam melhorias para os moradores, ao mesmo tempo em que contribuam para o aperfeiçoamento da democracia e o cuidado com a cidade.

Quem não pode participar das reuniões do V Congresso da Cidade, pode ajudar a disseminar ideias e sugestões na plataforma www.portoalegre.cc

Porto Alegre sempre surpreende e emociona. E nos orgulha.

Por:. Inácio Knapp. Publicado na Revista digital Pólo RS do dia 12/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário