Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ensino, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo são alguns motes no sul de Porto Alegre

Lideranças dos bairros Chapéu do Sol e Ponta Grossa definiram na noite desta sexta-feira (6/5) os motes para a região e já agendaram um próximo encontro, em 17/6, para definir formas de concretizar ações para atingir aqueles que são os maiores desejos da comunidade.
Os moradores definiram como motes ter “Um Bairro Bom para Se Viver”, com “Sustentabilidade, Desenvolvimento e Adequação com Qualidade, Preservando o Meio Ambiente” e "Um Bairro Feliz e Autônomo”.
No eixo do Desenvolvimento Econômico, foram apontadas como prioridades pelos 32 presentes ao encontro o turismo ambiental, uma lei municipal de incentivos fiscais para a região, um posto do Sine, escola técnica industrial e agrícola, programa de geração de renda para hortifrutigranjeiros, programa de qualificação profissional e um pólo industrial.
Já no eixo Urbano-ambiental, foram definidas como necessidades para a região a execução do plano diretor de macrodrenagem, a manutenção do meio ambiente com sustentabilidade, áreas verdes e fauna preservadas. A comunidade também destacou a necessidade de um metrô ou transporte de massa, destacando também a ampliação de itinerários e horários de lotação. A importância de ampliação, qualificação e informação sobre a coleta seletiva de lixo e de uma escola de Ensino Médio também foi trazida para a reunião. Quanto à habitação, foi citada a necessidade de ações do Programa Minha Casa, Minha Vida e avaliação da situação da regularização fundiária.
Já no eixo Humano e Cidadão, Ponta Grossa e Chapéu do Sol somaram às questões de ensino a necessidade de mais segurança pública, iluminação e acessibilidade para deficientes físcios, saneamento básico e ginásio poliesportivo. Como característica marcante da região, os moradores também sugeriram a criação de ciclovias e "hipovias"para cavalos.
O próximo encontro também será realizado na Associação Comunitária Vila Santa Mônica, na Rua das Espatódeas, 171.

Nenhum comentário:

Postar um comentário