Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 24 de maio de 2011

Congresso da Cidade recebe especialista de São Paulo

Broizini, coordenador-executivo
Nesta quinta feira, 26, o ObservaPOA promove o Seminário Discutindo um Plano de Metas para Porto Alegre. O evento integra a programação do V Congresso da Cidade. Durante o encontro será conhecida a experiência de São Paulo, onde foi criada uma lei que exige do prefeito a apresentação de um programa de metas para a gestão. Também será iniciado o debate sobre a inclusão de mecanismo semelhante em Porto Alegre.

A Secretaria de Coordenação Política e Governança Local (SMGL) confirmou a presença de Mauricio Broinizi, coordenador-executivo do Movimento Nossa São Paulo, responsável pela proposta da Lei do Plano de Metas na capital paulista. O seminário se inicia às 9h, no auditório da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul - (Rua Duque de Caxias, 1691, Centro Histórico). A participação é aberta aos interessados e a confirmação de presença deve ser feita pelo telefone (510 3289-6660.

O movimento Nossa São Paulo já foi reproduzido em cidades como Recife, Petrópolis, São Luís do Maranhão, Rio de Janeiro, Campinas, Teresópolis, Ilha Bela e Belo Horizonte. E também em cidades da América Latina, como Buenos Aires, Córdoba e Mendozza, na Argentina; e Lima e Turrilho, no Chile. Os coordenadores estão montando uma rede latino-americana de cidades sustentáveis.

Desde o início, o movimento contou com o apoio de 250 organizações da sociedade. Hoje esse número chega a 650, incluindo micro, médias e grandes empresas. Essas parcerias monitoram projetos públicos e metas. A emenda nº. 30 na Lei Orgânica de São Paulo foi aprovada em fevereiro de 2008, por mobilização da Rede Nossa São Paulo. A legislação compromete os sucessivos prefeitos a apresentarem um programa detalhado de governo, com metas claras e prestação de contas semestral.

O Seminário é promovido pela da Prefeitura de Porto Alegre, Observa POA, Rede Nossa São Paulo, FAUPUCRS, UNISINOS, UFRGS, UFRGS, AVINA, NET IMPACT e Agenda 2020. O movimento foi criado em 2006, por forte influência da sociedade, incomodada com a carência de um planejamento de metas do poder público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário