Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 31 de maio de 2011

5º Congresso da Cidade hoje no bairro Camaquã



Acontece na noite de hoje, 31, mais uma reunião da Etapa Bairros do 5º Congresso da Cidade. Agora será a vez dos moradores, comerciantes, empresários e entidades do Terceiro Setor definirem os Motes e Metas do bairro Camaquã. A reunião será realizada, na Escola Professor Violeta Magalhães, na Estrada Vila Maria às 18h. Os encontros têm o objetivo de definir Motes e Metas para a comunidade e serão realizadas nos 82 bairros até julho.

As decisões dos bairros serão levadas a outros encontros, nas regiões de Planejamento e do Orçamento Participativo, além de integrarem a rodada final do Congresso, em novembro, quando as definições dos territórios serão discutidas no conjunto da cidade. As ações de desenvolvimentos que serão deliberadas nas próximas reuniões do 5º Congresso da Cidade dos bairros, visam a preparar e projetar os territórios para a Copa de 2014 e para ano de 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos.

Camaquã
O bairro pertence à Região de Orçamento Participativo 12/Centro-Sul e tem 22.009 habitantes, representando 1,62% da população do município. Com área de 2,27 km², representa 0,48% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 9.695,59 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 3,2% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 6,9 salários mínimos.

História
O bairro Camaquã foi oficializado em 07/12/1959 através da lei 2022. Seus limites por bairro são a Tristeza, Cristal, Cavalhada e Ipanema. Desde sua inauguração, conta com uma forte atuação da associação dos moradores. Através desta iniciativa, foi possível a realização de alguns projetos pendentes desde o início do bairro, como por exemplo, maior número de escolas e de espaços de lazer. De caráter predominantemente residencial, a região apresenta um grande número de casas, além de condomínios horizontais e edifícios de, em média, três pavimentos. Atualmente o bairro já se encontra bem estruturado em termos de comércio e serviços, possuindo escolas públicas e privadas de 1ºe 2º Graus. O bairro Camaquã situa-se entre as avenidas Wenceslau Escobar e a avenida Cavalhada, e existem vários pontos de movimentação mais intensa como a Cel. Massot, Camaquã, Cel. Claudino e a Otto Niemeyer, Esta última, fundamental para a integração do bairro com seus vizinhos Cavalhada e Tristeza, foi criada a partir da lei n°1715 de 18/01/1957 e alterada pela lei n°6841. Seu nome é uma homenagem a um comerciante de Porto Alegre, antigo morador do bairro Tristeza. Com ruas muito calmas em seu interior, o bairro caracteriza-se por não ser muito distante do Centro da capital, sendo uma boa opção para aqueles que desejam ficar longe da agitação, mas não completamente isolados dos espaços mais urbanizados de Porto Alegre. Referências bibliográficas: AHMV- Arquivo Histórico Moysés Velhinho Dados do Censo/IBGE 2000 In: http://www.portoalegre.rs.gov.br SMEC- Divisão da cultura – Divulgação Histórica.

Informações: (51) 3289-6660

Nenhum comentário:

Postar um comentário