Galeria V Congresso da Cidade

domingo, 24 de abril de 2011

Atuação das universidades começa nesta terça


Nesta terça-feira (26), começa a participação das universidades no V Congresso da Cidade. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) dará a largada com a discussão sobre o Desenvolvimento Urbano-Ambiental, às 10h30min na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Prédio 9, sala 215.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ulbra e Unisinos também preparam discussões no âmbito do V Congresso da Cidade no mês de maio.

Essa é uma das mais importantes parcerias construídas no V Congresso da Cidade, envolvendo quatro grandes universidades do Rio Grande do Sul. As instituições irão coordenar as discussões sobre quatro temáticas da cidade, promover seminários ao longo de 2011, organizar grupos de trabalho temáticos, promover encontros trimestrais e um encontro mensal sobre suas respectivas áreas.

São quatro as dimensões sobre o desenvolvimento que fazem parte da metodologia do V Congresso da Cidade: desenvolvimento humano, desenvolvimento cidadão, econômico e urbano/ambiental.

- A contribuição das universidades, com suas áreas de pesquisa e conhecimento acumulado será um grande ativo em prol dos debates do V Congresso da Cidade, qualificando as discussões e a integração entre sociedade civil, poder público e setores acadêmicos para um planejamento integrado para a nossa cidade, avalia o Secretário Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto.

A UFRGS será responsável pela dimensão do desenvolvimento cidadão, a PUC desenvolverá ações voltadas à dimensão urbano/ambiental, a Unisinos trabalhará a área do desenvolvimento humano e a Ulbra ficará responsável pelo desenvolvimento econômico. Através desses quatro eixos, serão organizados grupos de trabalho específicos, seminários e conferências, com o objetivo de serem delineadas as grandes diretrizes estruturantes – Motes E Metas - para a cidade até 2022 e que serão sistematizadas e apresentadas na Etapa Porto Alegre, em novembro de 2011, e que integrarão o Pacto de Governança Municipal. A adesão das universidades foi simbolizada com a assinatura de um termo de parceria com o Comitê Gestor durante a abertura do V Congresso da Cidade, em 24 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário