Galeria V Congresso da Cidade

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Inovações de quatro países vencem no desafio Campus Party

Ao abrir as portas para ideias inovadoras do mundo todo, Porto Alegre conquistou importantes colaborações para qualificar as áreas da saúde, educação, mobilidade, emprego e limpeza urbana. Os cinco projetos finalistas e o grande vencedor do desafio Campus Party - Como tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora, lançado pela prefeitura em parceria com a Futura Networks, foram anunciados na manhã desta quinta-feira, 8, pelo prefeito José Fortunati. Um espanhol, dois mexicanos, um colombiano e um brasileiro são os autores dos projetos selecionados entre 395 inscrições de 13 países. (fotos) (vídeo)

Na condução da videoconferência que garantiu a interação dos vencedores durante o anúncio transmitido pela Internet, o prefeito enfatizou a qualidade dos projetos e a motivação de buscar a colaboração de cidadãos para pensar o futuro da cidade. “O desafio marca a nossa vontade de interagir com o mundo na busca de soluções. Queremos usar as tecnologias para melhorar a vida do cidadão”, destacou Fortunati, destacando a tradição de Porto Alegre na participação popular e na interlocução internacional, com instrumentos como o Orçamento Participativo, o Fórum Social Mundial e o Congresso da Cidade.

A inovação vencedora é assinada pelo mexicano Rodrigo López Vasquez, que disputou a categoria Desenvolvimento Tecnológico. O projeto ecOreal, aplicativo para Facebook, trata do sistema de coleta de lixo seco e reciclagem de forma multidisciplinar e divertida. A idéia é incentivar os cidadãos e empresas ao correto recolhimento dos materiais recicláveis por meio de uma moeda de troca por produtos de empresas parceiras.

Em deslocamento para participar da programação do 5º Congresso da Cidade no final de semana, Vasquez gravou depoimento para o evento, destacando o acerto do desafio em aproveitar de forma prática as ideias apresentadas. “As ideias não podem ser desperdiçadas. As inovações devem cruzar fronteiras e levar soluções para outros países”, afirmou.

Representante do Brasil entre os cinco finalistas, o gaúcho Marcelo Amaral disse que o desafio foi uma chance para as pessoas que gostam de inovar. “Essa iniciativa ajuda a construção de uma inteligência coletiva, com tecnologias de fácil acesso, em linguagem que qualquer cidadão consiga interagir”, avaliou. Amaral é autor do projeto Smart TRI, que une no cartão do transporte coletivo o acesso a um banco de informações acadêmica e histórica disponível em terminais públicos. “Sempre busquei uma forma de democratizar o conhecimento. A idéia é o cartão que todo mundo utiliza para o transporte ser um passaporte para o conhecimento”, definiu Amaral na participação por videoconferência.

Participação internacional - Porto Alegre é a segunda capital no mundo a lançar desafio desta natureza, que mobilizou usuários avançados de Internet e de Tecnologia da Informação e Comunicação. A primeira foi Nova York, onde a participação ficou restrita à comunidade local. Porto Alegre abriu o desafio em 26 de outubro para interação internacional. Na prática, a iniciativa mobiliza para a criação de soluções em aplicações, tecnologias, metodologias e ideias inovadoras em cinco categorias: educação, saúde, trabalho e emprego, mobilidade urbana e desenvolvimento tecnológico. O vencedor em cada uma das cinco categorias será contemplado com um Mac Book, e o vencedor geral receberá R$ 15 mil.

Conforme o diretor-geral da Futura Networks, Mário Teza, a participação internacional é um diferencial importante da edição da Capital. “Com a sua tradição de se abrir para o mundo, Porto Alegre abriu espaço para uma comunidade jovem que tem muita vontade de colaborar”, destacou Teza.

Fortunati resaltou ainda a dedicação dos participantes em pensarem inovações para a realidade da cidade. “Os concorrentes estudaram Porto Alegre. São pessoas bem intencionadas do nosso país e do mundo que pensam soluções para as suas cidades, que podem ser adaptadas para a nossa capital, porque os desafios são semelhantes”, conclui o prefeito. De acordo com Fortunati, a equipe da prefeitura agora irá trabalhar para o desenvolvimento dos projetos escolhidos para Porto Alegre.

Os vencedores

Rodrigo López Vásquez (Desenvolvimento Tecnológico) – mexicano. O projeto ecOreal, aplicativo para Facebook que trata do sistema de coleta de lixo seco e reciclagem de forma multidisciplinar e divertida. Os moradores da capital gaúcha poderiam recolher materiais reciclados (PET, alumínio, plásticos, papel etc.), que seriam dirigidos a pontos de coletas especiais e receber pontos, os tais “EcoReais”, que poderão ser trocados por mercadorias em estabelecimentos comerciais participantes. A iniciativa traria um grande incentivo para a reciclagem, melhorias na coleta de lixo e também ganhos de imagem para as empresas parceiras.

Marcelo Amaral (Educação) – gaúcho de Novo Hamburgo, único brasileiro entre os cinco vencedores. No projeto Smart TRI, com um só cartão, os usuários poderão ter acesso ao transporte público da cidade de Porto Alegre e também a várias informações, como acervos de trabalhos acadêmicos e documentos históricos sobre a capital gaúcha. Terminais físicos distribuídos em universidades, escolas, institutos culturais, prédios públicos, centros comunitários, livrarias, aeroportos e estações de trem permitiriam o acesso a estas informações com o uso do cartão, da mesma forma que ele é usado nos ônibus.

Alejandra Sifuentes (Trabalho e Emprego) – mexicana. Preocupada com os índices de informalidade da força de trabalho, Alejandra Sifuentes foi a escolhida na categoria Trabalho e Emprego. O projeto “Bolsa de Empleo de Trabajos Temporales” propõe criar uma bolsa de emprego de trabalhos temporários. A iniciativa que permitiria amenizar a incerteza econômica do desemprego e aumentar estabilidade do trabalho informal seria viável por meio de um site, onde os usuários entrariam em contato diretamente com os empregadores, em busca da vaga temporária. Os empregados também seria recomendados pelos empregadores, tornando-se referência para novos trabalhos.

Juan Jose Gasca Rubio (Mobilidade Urbana) – espanhol. O projeto Biking Tour cria sistema de sinalização de direção para bicicletas por meio de GPS. O dispositivo é composto por dois LED’s, um vermelho e outro verde, projetados para serem colocados no guidão das bicicletas. O usuário define a rota que fará utilizando um aparelho móvel com GPS. Ao andar com a bicicleta, o GPS verifica o posicionamento e caso o caminho requeira virar a esquerda, uma luz vermelha acende no guidão esquerdo da bicicleta; para virar à direita, a luz verde entra em ação. A iniciativa torna a bicicleta uma alternativa ainda mais viável de mobilidade urbana.

William Hernán Gómez (Saúde) – colombiano. O projeto Amigo – Atenção Médica Imediata Geral On-line oferece sistema de consultas médicas por meio de Internet. A consulta, em vez de presencial, seria online, reduzindo custos de deslocamento do usuário. O projeto também otimizaria o tempo de atendimento, já que o banco de dados armazenaria o histórico dos pacientes, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da população de Porto Alegre. Além disso, pontos de atendimento móveis e em locais estratégicos facilitariam e aumentariam o acesso dos habitantes ao sistema de saúde.
5º CONGRESSO DA CIDADE

- O processo iniciado em março de 2011, nos 82 bairros da Capital. Os debates passaram pelas 17 Regiões do OP e 8 Regiões de Planejamento, envolvendo quatro grandes universidades (UFRGS, PUC, Unisinos e Ulbra) e mais de 500 entidades representadas no Comitê Gestor do V Congresso da Cidade.
- Nos dias 9 e 10 de dezembro, durante o encerramento do V Congresso, será definido um plano para a cidade como um todo, com vistas ao seu desenvolvimento, com ampla e múltipla programação envolvendo atores locais e internacionais.
Campus Party – Criada na Espanha, em 1997, a Campus Party é um evento que reúne talentos especializados e criativos. Os participantes do evento mudam-se com computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde as máquinas se conectam a uma rede superveloz, e os integrantes convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. A partir de 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus Party, deu início a um processo de internacionalização, e o evento ganhou edições no Brasil, Colômbia, México e Equador. Hoje, a Futura Networks dispõe de uma base de mais de 140 mil usuários avançados de Internet, com olhar diferente, tecnológico e multidisciplinar do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário