Galeria V Congresso da Cidade

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Restinga e Lomba do Pinheiro recebem aulas de cidadania

Lideranças e atores sociais da Lomba do Pinheiro e Restinga tiveram aulas de cidadania sábado, 5, de como acessar os serviços do 156 Fala Porto Alegre, ministrada pelo coordenador e responsável pela modernização do 156, Marcelo Costa Neubauer. Também houve palestras sobre Planejamento Participativo e Sistema de Participação Social em Porto Alegre, ministrada pela socióloga técnica, Eunice Shwemgber, oficina sobre o Regimento Interno do Orçamento Participativo, dirigida pelo coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol, e sobre cultura cidadã e 5º Congresso da Cidade, proferida pelo diretor de Governança, Plínio Zalewski.

Mereceu destaque, entre os mais de 120 participantes, a aula do Instituto de Estudos e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP), que estreou na programação do CapacitaPOA, programa de capacitação da rede de participação democrática de Porto Alegre. A psicóloga Luciane Pujol do IEEP despertou em sua abordagem a importância do conceito "cuidar de si e cuidar da cidade". Um dos participantes do encontro, Adrian Dario Pajolchek, ressaltou a participação do IEPP, afirmando: "A parceria dos profissionais do IEPP propicia o embasamento psicológico que precisamos para lidar com situações adversas para melhor cuidar da cidade", disse Pajolchek. Já o diretor de governança Plínio Zalewski agradeceu o apoio dos parceiros pela dedicação voluntária à democracia da cidade.

Com mais de 50 participantes no bairro Restinga e 60 da Zona Leste foi realizada sábado, 5, mais uma série de aulas simultâneas do CapacitaPOA 2011. O encontro continua neste domingo, 6, no salão da Igreja Santo Antônio, rua Paulino Chaves, 260 - Santo Antônio com a participação dos atores sociais da Zona Leste. A sede do CPIJ/Centro de Promoção da Infância e da Juventude, na rua Mississipi, 130, abrigou durante todo o sábado, 5, o CapacitaPOA da Restinga. No Partenon, o fortalecimento das redes colaborativas da cidade foi priorizado na intervenção feita pela coordenadora do Conselho de Desenvolvimento do Partenon (Codespa), Marilia Fidel.

O coordenador do CapacitaPOA, Julio Pujol, ressalta a experiência positiva dos cursos do CapacitaPOA em 2010, quando novas abordagens e conteúdos foram incluídos além da participação política tradicional. No ano de realização do 5ª Congresso da Cidade, são propostas as ideias de pensar o futuro de Porto Alegre, tendo como horizonte 2022, ano do 250º aniversário da cidade, e os cuidados com o espaço urbano. "O CapacitaPOA consolida-se como instrumento de capacitação e incorpora-se ao momento vivido pela cidade", acrescentou Pujol. Os cursos são divididos em quatro turnos de quatro horas de aula nos finais de semana.

O objetivo é capacitar mil pessoas neste ano, entre conselheiros e delegados do OP, gerentes de programas da prefeitura, representantes dos conselhos municipais, fóruns de planejamento, cuidadores da cidade e comitês de mobilização dos 84 bairros da Capital. As inscrições para os cursos são pelo e-mail: andrezadgg@smgl.prefpoa.com.br e pelo fone 3289-6660 (com Andreza) ou no Centros Administrativos Regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário