Galeria V Congresso da Cidade

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CapacitaPOA terá continuidade sábado e domingo

Com a previsão de capacitar mais 140 lideranças comunitárias e atores sociais, será realizada no próximo final de semana mais uma série de aulas do CapacitaPOA. O curso dos bairros Humaitá, Navegantes e da Região Noroeste do Orçamento Participativo acontecerão nos dias 19 e 20, no auditório da Estação de Tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na avenida A. J. Renner, 495.
Os participantes da Região Norte e Eixo-Baltazar reúnem-se amanhã, 19, no Vida Centro Humanístico, localizado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132. As aulas serão ministradas por técnicos da prefeitura e professores das instituições parceiras do CapacitaPOA 2011. Entre os temas que serão abordados estão: Cultura Cidadã – 5º Congresso da Cidade; Orçamento Público - GPO; Resolução de Conflitos – Violência Doméstica – AP-RS; Democracia Representativa e Participativa - CMV; Eu me cuido e cuido de POA, ministrada pelo IEPP; Fala Porto Alegre - 156; Oficina Regimento Interno do OP; Fóruns de Planejamento - GPE; Democratizando a Informação - OBSERVAPOA e Noções sobre Orçamento Público.
Os atores sociais das regiões assistirão às aulas do CapacitaPOA 2011, com base do conceito "Cuida quem conhece", sendo mais uma iniciativa do movimento Eu Curto. Eu Cuido, no ano em que está sendo realizado o 5º Congresso da Cidade.
CapacitaPOA 2011 - A edição foi iniciada no mês de outubro e será encerrada em dezembro, divididos entre as 17 regiões administrativas de Porto Alegre. O objetivo é oferecer meios e instrumentos aos atores sociais para que possam melhor compreender a realidade sobre a qual atuam e deliberar e reafirmar a cultura cidadã de nossa cidade, consolidando a tese da participação e da responsabilidade social.
No ano de realização do 5º Congresso da Cidade, são propostas as ideias de pensar o futuro de Porto Alegre, tendo como horizonte 2022, ano do 250º aniversário da cidade, e os cuidados com o espaço urbano. Os cursos são divididos em quatro turnos de quatro horas de aula nos finais de semana.

Integram a parceria, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, os órgãos municipais, Conselho do Orçamento Participativo (COP), Câmara Municipal, Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ONG Parceiros Voluntários, Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia, Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Escola Superior de Direito Municipal e Programa Estadual de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário