Galeria V Congresso da Cidade

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mural da Cidadania é ação criativa do Congresso da Cidade

A ideia do Mural da Cidadania será praticada em outros bairros da cidade, anuncia a Coordenação de Governança da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL). Entre as atividades desenvolvidas na Praça Estado de Israel, localizada na rua Vicente Lopes dos Santos (Menino Deus), durante o Bairro na Praça, ela mereceu destaque entre os mais de 400 participantes.
O espaço, com o fundo vermelho, sob o título "Porto Alegre precisa de mais...", onde os moradores escrevem suas demandas para o território, agora faz parte das ações criativas do 5º Congresso da Cidade .Ele começou como ação anônima de moradores na esquina da rua Silva Jardim com Eduardo Berlink, bairro Mont'Serrat. Um tapume de obra serviu como mural de reivindicações e sugestões para melhoria do bairro. Os criadores do espaço interativo de sugestões colocaram à disposição uma caixa de giz para receber as colaborações.
Entre as demandas sugeridas encontram-se a proteção aos animais e meio ambiente, pessoas mais educadas e cuidadas e poda das árvores, cidadania, educação no trânsito, solidariedade, calçadas melhores e conscientização. O local tornou-se referência para quem passa e coloca idéias e sonhos para uma cidade melhor e a maior participação dos porto-alegrenses.
Na Praça Estado de Israel, domingo, 2, entre as dezenas de demandas registradas pelos moradores do Menino Deus estavam: deixem os latões de lixo, mobilização entre moradores, manter os canteiros da Dona Vilma e árvore precisa de poda.
O diretor de Governança da SMGL, Plinio Zalewski, que transportou a idéia dos moradores de Mont'Serrat para o Menino Deus, incorporou o Mural da Cidadania às ações criativas do 5º Congresso da Cidade. "Estamos formulando um projeto de levar o Mural da Cidadania para outros bairros da cidade. A forma de expressão escrita feitas pelos cidadãos desperta uma perspectiva de contribuição coletiva para resolver os problemas das comunidades", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário