Galeria V Congresso da Cidade

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mês do Idoso integra movimento Eu curto. Eu cuido

Com o tema "Sou idoso e eu curto, eu cuido de Porto Alegre!", foi lançada hoje, 3, a programação do Mês do Idoso na Capital. A promoção foi apresentada em ato no Paço Municipal, com a presença do prefeito José Fortunati e do secretário da Governança, Cezar Busatto. A agenda começou em 29 de setembro e se estende até 30 de outubro, com atividades de debate e entretenimento nas áreas da saúde, cultura, turismo e assistência social. (fotos)  (vídeo)

O evento está integrado ao movimento proposto pela prefeitura “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido”, que alia ações concretas do município à mobilização dos moradores nos cuidados com a cidade. De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Elena Estrazulas, a programação está afinada ainda ao 5º Congresso da Cidade. "Pretendemos desenvolver no idoso o sentido de pertencimento diante de Porto Alegre, constribuindo para que nossos netos desfrutem de uma cidade mais qualificada no futuro", afirmou, destacando que na Capital há 216 mil idosos, de acordo com dados do IBGE. Maria Helena agradeceu à prefeitura pela criação do Fundo Municipal do Idoso (Fumid), que centralizará a geração de recursos paras as políticas públicas.

O prefeito reforçou o compromisso do município com as políticas públicas que contemplem os diferentes aspectos para garantir qualidade de vida aos porto-alegrenses da terceira idade. "Os idosos precisam de um olhar diferenciado, para identificar iniciativas que desenvolvam toda a sua potencialidade", defendeu. Para o prefeito, a parcerias da diversas secretarias e das entidades é fundamental para promover condições adequadas de desenvolvimento e integração social. "Não é só de saúde e assistência social que os idosos precisam. É necessário um cuidado completo nas áreas de atendimento, promovendo acesso a atividades que provilegiem como cultura e esporte", disse Fortunati.

O Mês do Idoso foi instituído por Lei em agosto de 2008, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Porto Alegre. As comemorações são organizadas e coordenadas pelo Conselho Municipal do Idoso, Coordenadoria do Idoso juntamente com seus parceiros e apoiadores. A responsável pela Coordenadoria, Suzana Marins, enfatizou que a programação abre espaço especial para esclarecimentos dos idosos quanto às políticas publicas e os seus direitos.

Informações sobre a programação de eventos podem ser obtidas pelos telefones 3289.5108 e 3289.1799.

Nenhum comentário:

Postar um comentário